
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Teane Frota | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-18T01:34:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-18T01:34:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-23 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921771 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | This article addresses the effective integration of psychomotricity and psychopedagogy as fundamental tools in the context of Early Childhood Education, with a focus on affective and cognitive development during early childhood. The main objective is to examine how the combination of these approaches can optimize the educational environment, promoting holistic growth in children. The methodology adopted was a comprehensive literature review, exploring relevant studies, theories and educational practices that highlight the intersection of psychomotricity and psychopedagogy. The results highlight the importance of psychomotricity in promoting children's motor, emotional and social skills, while psychopedagogy plays a crucial role in identifying and intervening in possible learning difficulties. The integration of these approaches has proven effective in creating an environment conducive to cognitive and affective development, strengthening the emotional bonds between educators and children. The conclusions highlight the tangible benefits of this integration, emphasizing the need for collaboration between education professionals, psychomotricians and psychopedagogues. This work contributes to the practical and theoretical understanding of how the synergy between psychomotricity and psycho-pedagogy can enrich the educational experience in early childhood, providing a solid foundation for children's overall development. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | psychomotricity | pt_BR |
| Título: dc.title | Integrating psychomotricity and psychopedagogy in early childhood education: promoting affective and cognitive development in early childhood (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| integrando-psicomotricidade-epsi.pdf | 676,65 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921771/1/integrando-psicomotricidade-epsi.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: