MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA O TRABALHO COM PROJETO INTERDISCIPLINAR “ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA – DO JÁ CONHECIDO PARA NOVOS HORIZONTES”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMalvezi, Tatiane Cristine-
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho, Irene da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-17T04:40:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-17T04:40:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-17-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO-TATIANE C MALVEZIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921749-
Resumo: dc.description.abstractO presente material intitulado MATERIAL DIDÁTICO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA O TRABALHO COM PROJETO INTERDISCIPLINAR: “ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA – DO JÁ CONHECIDO PARA NOVOS HORIZONTES” é o produto educacional da pesquisa realizada durante o curso do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. A pesquisa realizada no mestrado “A Interdisciplinaridade e os Multiletramentos – Contribuições para melhoria da aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e da práxis do professor” teve como objetivo analisar como essas concepções e práticas podem contribuir para melhoria da aprendizagem dos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental das séries iniciais, podendo ser adaptado para outras séries dos anos iniciais do EF, no que tange à alfabetização e letramento. Com base nos referenciais teóricos de Fazenda, Morin, Paviani e outros, a interdisciplinaridade foi explorada como estratégia fundamental para superar a fragmentação do conhecimento e promover uma aprendizagem mais contextualizada e integrada. É importante frisar que o desenvolvimento desta proposta foi resultado de uma investigação durante o projeto PEA – Projeto Estratégico de Ação do município de Santos em uma unidade escolar, ao longo do ano de 2023. Este material visa colaborar com o trabalho dos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se, dessa forma, que o professor da Educação Básica possa utilizar esse material a fim de ampliar sua visão sobre os pressupostos que fundamentam a interdisciplinaridade, o letramento e as práticas com projetos, subsidiando esse trabalho com textos previamente selecionados de autores que reconhecidamente se debruçaram e trouxeram contribuições significativas à temática apresentada. As atividades sugeridas por meio deste material visam contribuir para a melhoria da prática do professor dos anos iniciais da Educação Básica e a melhoria da aprendizagem do aluno.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1884KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject1. Interdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMultiletramentospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráxis Docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleMATERIAL DIDÁTICO DE APOIO PEDAGÓGICO PARA O TRABALHO COM PROJETO INTERDISCIPLINAR “ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA – DO JÁ CONHECIDO PARA NOVOS HORIZONTES”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineORIENTAÇÃO DISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons