OFICINA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAISpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARCELOS, ANA MARIA DE FREITAS BARCELOS-
Autor(es): dc.contributor.authorTEODORO, LUIZ CLAÚDIO DE ALMEIDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-17T00:54:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-17T00:54:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-
identificador: dc.identifier.otherOFICINA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIREpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921717-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional, desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), da área de Ensino, ofertado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), consiste na proposição de uma oficina sobre Alimentação Saudável inspirada em elementos da pedagogia de Paulo Freire. É destinada aos atores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), especialmente, nutricionistas e professores de Biologia da Educação Básica, para que possam aplicar aos alunos do Ensino Médio. O objetivo desta oficina é auxiliar no desenvolvimento da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) como parte da formação sobre alimentação saudável dos estudantes do Ensino Médio da Educação Básica. Além disso, trata-se de um fruto da dissertação de mestrado intitulada “Educação Alimentar e Nutricional no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT): uma abordagem por meio da educação libertadora freiriana”, ligada à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Por se tratar de uma pesquisa com seres humanos, devido à aplicação de entrevistas, procedimento usado para a coleta de dados, o então projeto de pesquisa foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética do CEFET-MG, sob o número CAAE 73382223.9.0000.8507. Na referida dissertação, foi ressaltada a necessidade de dialogar sobre o PNAE, bem como efetuar ações de EAN no ambiente escolar, sendo tomada como base para essa discussão a pedagogia de Paulo Freire. Isso porque a alimentação saudável, assim como o produto educacional sobre esse tema, visa à formação de um sujeito crítico e reflexivo em relação à alimentação e nutrição, atendendo, assim, aos princípios de uma formação integral, preconizada pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional de Alimentação Escolar. Alimentação Saudável. Formação Integral. Método Paulo Freire.pt_BR
Título: dc.titleOFICINA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIREpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA - PROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRODUTO EDUCAIONALpt_BR
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