Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Ópera | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Claudienne da Cruz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Custódio, Elivaldo Serrão | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Calissi, Jamile Gonçalves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Coelho, Naura Letícia Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Rafael Aranha de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-16T23:46:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-16T23:46:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação e inteligência artificial | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921716 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A revolução tecnológica que permeia o século XXI tem promovido transformações profundas e abrangentes nas diversas esferas da sociedade, e a educação não é exceção. No epicentro dessas mudanças está a inteligência artificial (IA), uma tecnologia disruptiva com o potencial de revolucionar práticas educacionais tradicionais. Ao possibilitar a personalização da aprendizagem, a promoção da inclusão e a otimização de processos pedagógicos, a IA se configura como uma ferramenta poderosa que oferece uma gama de oportunidades, ao mesmo tempo em que apresenta desafios significativos para educadores e instituições de ensino. Este e-book foi elaborado com um foco especial em educadores, gestores e profissionais da área da educação que buscam compreender, implementar e refletir sobre as tecnologias de inteligência artificial de uma maneira prática, crítica e ética. Trata-se de uma leitura essencial para aqueles que almejam integrar as inovações tecnológicas de forma consciente e estratégica em suas práticas pedagógicas. No decorrer desta obra, exploraremos aspectos fundamentais da influência da IA na formação docente, discutindo as mudanças necessárias nas competências e habilidades requeridas para a formação de professores preparados para o futuro. Além disso, abordaremos o uso de ferramentas tecnológicas que promovem acessibilidade e inovação dentro da sala de aula, demonstrando como a IA pode ajudar a atender às necessidades de aprendizagem de cada aluno, respeitando suas individualidades e ritmos. Através de uma abordagem multidimensional, esta obra apresenta reflexões profundas, estudos de caso enriquecedores e exemplos práticos que visam oferecer insights valiosos. Esses elementos ajudarão os leitores a navegar de forma crítica e informada no complexo e dinâmico cenário educacional contemporâneo. Convidamos você a explorar cada capítulo deste e-book, que se propõe a ser mais do que apenas um guia teórico: é um convite à ação e à transformação. Descubra como, por meio da integração eficaz da tecnologia, é possível criar um ambiente educacional mais inclusivo, eficiente e humanizado. Afinal, a educação do futuro não é apenas sobre o uso de novas tecnologias, mas sobre como essas tecnologias podem servir como aliadas na construção de uma aprendizagem mais significativa, equitativa e adaptativa para todos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1455 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processamento de dados / Educação por computador | - |
Título: dc.title | Educação e inteligência artificial: tecnologias, desafios e possibilidades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Educação e inteligência artificial.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921716/4/Educação e inteligência artificial.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons