
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Claúdia Rosane Moreira da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Serra, Ilka Márcia Ribeiro de Sousa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Welberth Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-15T14:37:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-15T14:37:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921713 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | No panorama contemporâneo da educação, a busca por métodos inclusivos que atendam às necessidades diversas dos alunos é um imperativo. Em especial, o desafio de proporcionar uma experiência educacional enriquecedora para estudantes no espectro autista tem sido cada vez mais reconhecido e abordado. É nesse contexto que emergem as Plataformas Interativas: um guia inclusivo destinado à educação com simuladores virtuais, especialmente desenvolvido para alunos autistas. Ao abordar as demandas específicas desse grupo, as Plataformas Interativas visam criar um ambiente de aprendizado que seja não apenas acessível, mas também engajador e eficaz. Reconhecendo a importância da interatividade e da personalização no processo educacional, este guia propõe estratégias e recursos que utilizam simuladores virtuais como ferramentas fundamentais. Ao longo deste guia, exploraremos não apenas a utilidade dessas plataformas para alunos autistas, mas também sua implementação prática nas salas de aula e em ambientes de aprendizado remoto. Além disso, examinaremos como tais ferramentas podem ser adaptadas para atender às necessidades individuais de cada aluno, promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva e centrada no aluno. Combinando inovação tecnológica, conhecimento pedagógico e sensibilidade às necessidades especiais, as Plataformas Interativas representam um passo significativo em direção a um futuro educacional mais igualitário e capacitador. Este guia serve como um recurso abrangente e inspirador para educadores, familiares e profissionais da área, demonstrando o poder transformador da tecnologia quando aplicada de forma consciente e inclusiva. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | Plataformas interativas : guia inclusivo para educação com simuladores virtuais para alunos autistas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PLATAFORMAS INTERATIVAS.pdf | 14,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921713/2/PLATAFORMAS INTERATIVAS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons