
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Julião Mário, Jota | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Rosária Gero, Manuela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-14T18:52:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-14T18:52:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/850 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921694 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas na educação, exigindo maior participação dos pais e encarregados de educação no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, após o retorno das aulas presenciais, observou-se um declínio nesse envolvimento. Este estudo analisou os desafios e perspectivas da participação dos pais na educação básica pós-pandemia, com foco na Escola Básica 25 de Junho, no distrito de Chemba. Adotou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando questionários e entrevistas com pais, encarregados de educação e professores. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento da importância da participação dos pais, fatores como falta de tempo, dificuldades financeiras e falhas na comunicação com a escola dificultam esse engajamento. Além disso, os professores relataram desafios para mobilizar os pais a participarem ativamente na educação dos filhos. Conclui-se que a participação parental precisa ser reforçada por meio de estratégias como reuniões acessíveis, melhor comunicação entre escola e família e programas de capacitação para encarregados de educação. Como limitação, a pesquisa foi realizada em um único contexto, restringindo a generalização dos achados. Estudos futuros podem explorar o impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico e testar novas estratégias para fortalecer essa colaboração. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,55 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | PARTICIPAÇÃO DOS PAIS | pt_BR |
| Título: dc.title | O Papel dos Pais e Encarregados de Educação no Ensino Básico Pós-Covid-19: Desafios e Perspectivas na Escola Básica 25 De Junho, Chemba | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons