O Papel dos Pais e Encarregados de Educação no Ensino Básico Pós-Covid-19: Desafios e Perspectivas na Escola Básica 25 De Junho, Chemba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJulião Mário, Jota-
Autor(es): dc.contributor.authorde Rosária Gero, Manuela-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-14T18:52:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-14T18:52:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/850-
identificador: dc.identifier.otherPARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921694-
Resumo: dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 trouxe mudanças significativas na educação, exigindo maior participação dos pais e encarregados de educação no processo de ensino-aprendizagem. No entanto, após o retorno das aulas presenciais, observou-se um declínio nesse envolvimento. Este estudo analisou os desafios e perspectivas da participação dos pais na educação básica pós-pandemia, com foco na Escola Básica 25 de Junho, no distrito de Chemba. Adotou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando questionários e entrevistas com pais, encarregados de educação e professores. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento da importância da participação dos pais, fatores como falta de tempo, dificuldades financeiras e falhas na comunicação com a escola dificultam esse engajamento. Além disso, os professores relataram desafios para mobilizar os pais a participarem ativamente na educação dos filhos. Conclui-se que a participação parental precisa ser reforçada por meio de estratégias como reuniões acessíveis, melhor comunicação entre escola e família e programas de capacitação para encarregados de educação. Como limitação, a pesquisa foi realizada em um único contexto, restringindo a generalização dos achados. Estudos futuros podem explorar o impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico e testar novas estratégias para fortalecer essa colaboração.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,55 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPARTICIPAÇÃO DOS PAISpt_BR
Título: dc.titleO Papel dos Pais e Encarregados de Educação no Ensino Básico Pós-Covid-19: Desafios e Perspectivas na Escola Básica 25 De Junho, Chembapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons