UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA SOBRE GERAÇÃO DE ENERGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorURIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKlassen, Bruna Teresinha-
Autor(es): dc.contributor.authorStracke, Marcelo Paulo-
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos, Antônio Vanderlei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-14T17:20:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-14T17:20:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
identificador: dc.identifier.otherBruna 1pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921693-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi concebido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Científico e Tecnológico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Ele está vinculado à dissertação intitulada “UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS SOBRE GERAÇÃO E CONVERSÃO DE ENERGIA”, de autoria de Bruna Terezinha Klassen Tusset, sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Paulo Stracke e coorientação do Prof. Dr. Antônio Vanderlei dos Santos. A escolha do tema “Geração e Conversão de Energia” como base para este material educacional foi motivada pela constante dificuldade que os estudantes enfrentam ao tentar relacionar esse conteúdo com sua vida cotidiana. Em muitos casos, os alunos buscam conexões entre o conhecimento escolar e suas experiências de vida, e essa abordagem visa atender a essa necessidade. De acordo com estudos realizados e acompanhamentos em sala de aula, evidenciou-se que os alunos possuem dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, especialmente no que diz respeito ao conteúdo de energias renováveis na disciplina de Geração de Energia, frequentemente esses problemas de aprendizagem mencionados anteriormente estão relacionados à falta de significado e relevância dos conteúdos em sua formação pessoal e profissional. É de fundamental importância considerar que a aprendizagem dos alunos é fortemente influenciada por seus conhecimentos 12 Unidade de Ensino Potencialmente Significativa... prévios, pelo fato de que aprendemos com a ancoragem de novos conhecimentos a aqueles adquiridos anteriormente. Para que a aprendizagem ocorra de maneira genuinamente significativa, é imperativo que os professores considerem o caminho já percorrido pelos alunos, tornando as aulas potencialmente relevantes. Esta abordagem é respaldada por Moreira (2011). Em muitas situações de ensino tradicional, o professor assume o papel central no processo de ensino, ministrando aulas expositivas, elaborando e resolvendo problemas e exercícios (Moreira, 2000). É nesse contexto que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) surge como um recurso valioso. Seguindo a definição de Moreira (2011), a UEPS é uma sequência de ensino projetada para promover a Aprendizagem Significativa de conceitos e tópicos específicos em um ou mais campos do conhecimento escolar. Ela visa garantir que os materiais e recursos utilizados estejam alinhados com a busca pela Aprendizagem Significativa. Portanto, este material educacional foi estruturado na forma de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), mediada por tecnologias digitais e contextualizada com a disciplina de Geração de Energia. Seu objetivo é trazer esse tema fascinante para a sala de aula, despertando o interesse dos alunos e promovendo a construção de conhecimento por parte deles. Acreditamos que este recurso educacional pode contribuir para um ensino de Geração de Energia mais significativo e contextualizado. Além disso, esperamos que ele seja uma ferramenta útil para professores que desejam promover um processo de ensino e aprendizagem interativos. Este material foi desenvolvido com a intenção de ser de fácil compreensão e utilização por parte dos professores de Geração de Energia. Ele estará disponível de forma on-line (Ebook), permitindo que os docentes o utilizem na íntegra ou o adaptem de acordo com suas necessidades e objetivos educacionais. Vale ressaltar que este material didático foi elaborado com base nas observações realizadas em uma turma de Engenharia Unidade de Ensino Potencialmente Significativa... 13 Elétrica de uma universidade do interior do Rio Grande do Sul. Ao buscar um ensino que promova a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com suas responsabilidades na sociedade, torna-se fundamental que a educação seja desenvolvida em um contexto científico e socialmente relevante,pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1386 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectenergias renováveispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Título: dc.titleUNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA SOBRE GERAÇÃO DE ENERGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado ensino cientifico e tecnológicopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnergias Renováveispt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
bruna 1.pdf1,39 MBAdobe PDF/bitstream/capes/921693/2/bruna 1.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons