O ANTICOMUNISMO NAS AULAS DE HISTÓRIA: E-BOOK TEMÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES DA SILVA ALVES, ELIENE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-14T16:58:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-14T16:58:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherDissertação _Eliene Gomes da Silva _PPGH_ProfHistória (1) (1).pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921692-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa objetiva trabalhar o imaginário anticomunista nas aulas de História do Ensino Médio, destacando sua influência nos golpes de Estado de 1937, 1964 e 2016. Argumentou-se que os golpes de Estado que ocorreram no Brasil no período republicano, tiveram o imaginário anticomunista como um fator mobilizador de extrema relevância. Para tanto, apresenta o imaginário anticomunista como um fenômeno político e ideológico, construído social e historicamente, por meio de representações que passam por constantes atualizações e são usadas estrategicamente em momentos de crise institucional e política. Pretendeu-se mostrar que essas representações alimentam os imaginários e estes se internalizam no inconsciente coletivo e contribuem para a perpetuação de discursos, práticas autoritárias e negacionistas que violam a democracia e os Direitos Humanos no Brasil. Utilizando a Nova História Política como abordagem historiográfica, a pesquisa analisou o imaginário anticomunista como uma estratégia de poder que se vale de imagens, discursos, comportamentos, mitos, símbolos e crenças com fins e usos políticos. Espera-se que o estudo e a reflexão sobre a trajetória do comunismo e do anticomunismo no Brasil, contribuam para um ensino de história comprometido com o fortalecimento de sentimentos e atitudes democráticas e diminuam a escassez (verificada) de pesquisas que abordam o anticomunismo na Educação Básica. A estratégia pedagógica adotada para esse fim foi a elaboração de um E-book temático, que poderá ser usado pelos professores de História do Ensino Médio, sobretudo do Distrito Federal, como itinerários formativos, projetos pedagógicos ou parte diversificada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent65.184KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Anticomunismo. Golpe de Estado. Imaginários. Representações.pt_BR
Título: dc.titleO ANTICOMUNISMO NAS AULAS DE HISTÓRIA: E-BOOK TEMÁTICO PARA O ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
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