Metodologias Ativas no Ensino de Ciências: Concepções sobre Reprodução Humana no 8º Ano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMessias dos Santos, Manoel-
Autor(es): dc.contributor.authorHolanda de Almeida, Delma-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-14T19:44:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-14T19:44:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/853-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Ciências: Reprodução Humanapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921685-
Resumo: dc.description.abstractEsse estudo investigou o impacto das metodologias ativas no ensino de Ciências, especificamente nas concepções sobre reprodução humana, em uma turma do 8º ano. A pesquisa é do tipo qualitativa de caráter exploratória e foi conduzida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Oton Gaspar de Farias, localizada em Carneiros-AL, envolvendo uma turma de 8º ano com 30 alunos. Inicialmente, pré-testes revelaram lacunas significativas no conhecimento dos alunos sobre reprodução humana, métodos contraceptivos, ISTs e gravidez na adolescência. Para abordar essas lacunas, duas metodologias ativas foram implementadas: Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Gamificação. A ABP envolveu a resolução de problemas reais e fictícios em grupos, enquanto a Gamificação utilizou um quiz interativo sobre o sistema reprodutivo humano. Ambas as metodologias foram desenvolvidas em duas aulas de 50 minutos cada, promovendo uma aprendizagem ativa e engajadora. Os resultados do pós-teste mostraram melhorias significativas nas concepções dos alunos, com aumentos notáveis na compreensão da reprodução humana, métodos anticoncepcionais e ISTs. Além disso, os alunos demonstraram maior confiança e conforto ao discutir temas sensíveis. A análise comparativa evidenciou a eficácia das metodologias ativas em promover uma aprendizagem mais significativa e integrada, desenvolvendo habilidades críticas como resolução de problemas, comunicação, empatia e colaboração.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,27 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReprodução Humanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGravidez na Adolescênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMétodos Contraceptivospt_BR
Título: dc.titleMetodologias Ativas no Ensino de Ciências: Concepções sobre Reprodução Humana no 8º Anopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons