Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, ISABELLA CRISTINA FURTADO DOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-13T13:11:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-13T13:11:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | História e Cultura Regional na sala de aula/ Análise do Material Didático da disciplina de Estudos Regionais no Ensino Fundamental II em Juazeiro do Norte (1990-2020) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921672 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo analisar o material didático utilizado pelos professores e professoras da Rede Municipal de Educação de Juazeiro do Norte na disciplina de Estudos Regionais, abrangendo o período de 1990 a 2020 do Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano), buscando identificar os impactos desse recurso pedagógico no processo de aprendizagem dos estudantes e na percepção da história da região, contemplando elementos culturais, sociais, econômicos e geográficos. Nesse sentido, a principal fonte de pesquisa serão as apostilas e livros didáticos produzidos durante este período, analisando quem os produziu, como se deu a distribuição e como foram utilizados em sala de aula. Na metodologia será feito, portanto, uma análise de conteúdo do material, com a elaboração de um manual pedagógico de atividades educativas que será apresentado como uma sequência didática para os professores. Isso permitirá a realização de situações educativas que facilitem o trabalho com os bens culturais, patrimoniais, heranças, memórias e identidade de Juazeiro do Norte - CE, além do ensino de História. Essas atividades incentivarão os alunos a reconhecerem-se como sujeitos históricos por meio do estudo dos personagens que marcaram e marcam a história, cultura e patrimônio locais. Como referencial teórico discutiremos os conceitos de disciplina, material didático, consciência histórica e História Local, desenvolvidos por Circe Bittencourt (2010), Selva Guimarães (2006) e Jörn Rüsen (2012), entre outros. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, História Local, Material Didático. | pt_BR |
Título: dc.title | História e Cultura Regional na sala de aula: Análise do Material Didático da disciplina de Estudos Regionais no Ensino Fundamental II em Juazeiro do Norte (1990-2020) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons