História e Cultura Regional na sala de aula: Análise do Material Didático da disciplina de Estudos Regionais no Ensino Fundamental II em Juazeiro do Norte (1990-2020)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariript_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, ISABELLA CRISTINA FURTADO DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-13T13:11:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-13T13:11:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherHistória e Cultura Regional na sala de aula/ Análise do Material Didático da disciplina de Estudos Regionais no Ensino Fundamental II em Juazeiro do Norte (1990-2020)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921672-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo analisar o material didático utilizado pelos professores e professoras da Rede Municipal de Educação de Juazeiro do Norte na disciplina de Estudos Regionais, abrangendo o período de 1990 a 2020 do Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano), buscando identificar os impactos desse recurso pedagógico no processo de aprendizagem dos estudantes e na percepção da história da região, contemplando elementos culturais, sociais, econômicos e geográficos. Nesse sentido, a principal fonte de pesquisa serão as apostilas e livros didáticos produzidos durante este período, analisando quem os produziu, como se deu a distribuição e como foram utilizados em sala de aula. Na metodologia será feito, portanto, uma análise de conteúdo do material, com a elaboração de um manual pedagógico de atividades educativas que será apresentado como uma sequência didática para os professores. Isso permitirá a realização de situações educativas que facilitem o trabalho com os bens culturais, patrimoniais, heranças, memórias e identidade de Juazeiro do Norte - CE, além do ensino de História. Essas atividades incentivarão os alunos a reconhecerem-se como sujeitos históricos por meio do estudo dos personagens que marcaram e marcam a história, cultura e patrimônio locais. Como referencial teórico discutiremos os conceitos de disciplina, material didático, consciência histórica e História Local, desenvolvidos por Circe Bittencourt (2010), Selva Guimarães (2006) e Jörn Rüsen (2012), entre outros.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, História Local, Material Didático.pt_BR
Título: dc.titleHistória e Cultura Regional na sala de aula: Análise do Material Didático da disciplina de Estudos Regionais no Ensino Fundamental II em Juazeiro do Norte (1990-2020)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons