Utilização de Recursos Didáticos em Intervenções Pedagógicas voltadas para Alunos Neurodivergentes

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Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBernardes de Morais, Paula-
Autor(es): dc.contributor.authorBonfim Santos, Laurita Christina-
Autor(es): dc.contributor.authorVenâncio Amaral, Lucimar-
Autor(es): dc.contributor.authorBueno Filho, Luiz Edgard-
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira Vasconcelos, Emanuella-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-14T14:07:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-14T14:07:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/854-
identificador: dc.identifier.otherRecursos Didáticos para Alunos Neurodivergentespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921670-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo apresenta uma revisão da literatura sobre a utilização de recursos didáticos em intervenções pedagógicas voltadas para alunos neurodivergentes, como aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia. A análise dos estudos revela que recursos didáticos adaptados, incluindo materiais visuais, tecnologias assistivas e estratégias de gamificação, desempenham um papel crucial na facilitação do aprendizado e na promoção da inclusão desses alunos em ambientes educacionais. Contudo, a eficácia dessas intervenções depende de fatores como a formação continuada dos professores, o suporte institucional e a adequação da infraestrutura tecnológica. Além disso, a revisão também identifica lacunas na literatura, destacando a necessidade de pesquisas longitudinais e metodologias mais rigorosas para avaliar os impactos a longo prazo das intervenções. As implicações práticas e políticas sugerem que uma educação inclusiva eficaz exige um compromisso institucional com a formação docente, a disponibilização de infraestrutura adequada e a promoção da inclusão . Este estudo oferece uma base teórica e prática para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que reconheçam e valorizem a neurodiversidade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,55 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAlunos Neurodivergentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRecursos Didáticospt_BR
Título: dc.titleUtilização de Recursos Didáticos em Intervenções Pedagógicas voltadas para Alunos Neurodivergentespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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