Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bernardes de Morais, Paula | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bonfim Santos, Laurita Christina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Venâncio Amaral, Lucimar | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bueno Filho, Luiz Edgard | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silveira Vasconcelos, Emanuella | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-14T14:07:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-14T14:07:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/854 | - |
identificador: dc.identifier.other | Recursos Didáticos para Alunos Neurodivergentes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921670 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre a utilização de recursos didáticos em intervenções pedagógicas voltadas para alunos neurodivergentes, como aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia. A análise dos estudos revela que recursos didáticos adaptados, incluindo materiais visuais, tecnologias assistivas e estratégias de gamificação, desempenham um papel crucial na facilitação do aprendizado e na promoção da inclusão desses alunos em ambientes educacionais. Contudo, a eficácia dessas intervenções depende de fatores como a formação continuada dos professores, o suporte institucional e a adequação da infraestrutura tecnológica. Além disso, a revisão também identifica lacunas na literatura, destacando a necessidade de pesquisas longitudinais e metodologias mais rigorosas para avaliar os impactos a longo prazo das intervenções. As implicações práticas e políticas sugerem que uma educação inclusiva eficaz exige um compromisso institucional com a formação docente, a disponibilização de infraestrutura adequada e a promoção da inclusão . Este estudo oferece uma base teórica e prática para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que reconheçam e valorizem a neurodiversidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,55 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Alunos Neurodivergentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos Didáticos | pt_BR |
Título: dc.title | Utilização de Recursos Didáticos em Intervenções Pedagógicas voltadas para Alunos Neurodivergentes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons