
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CASTRO, DAYSON WESLEY LIMA | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CABRAL, NATANAEL FREITAS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-13T17:11:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-13T17:11:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática para as construções dos conceitos de incógnita e variável produto educacional | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921664 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi constituído a partir de uma investigação no campo da Educação Algébrica ocorrida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará. A referida investigação culminou na dissertação intitulada “Uma proposta didática para o desenvolvimento do pensamento algébrico: as construções dos conceitos de incógnita e variável” . Essa pesquisa surgiu a partir da necessidade de novas estratégias de ensino que promovam a melhoria da aprendizagem dos conteúdos do eixo Álgebra com um equilíbrio entre a linguagem e o pensamento algébricos. A fundamentação teórica da dissertação e deste produto educacional se concentrou na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e em pesquisas sobre as Sequências Didáticas. Por meio de um panorama sobre o ensino de Álgebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico, foram observadas recomendações de documentos oficiais, as evidências das dificuldades de aprendizagem em estudos diagnósticos e experimentais, as abordagens metodológicas em livros didáticos, as percepções de alunos e professores sobre a temática, aspectos históricos, conceituais e fundamentos algébricos sobre incógnita e variável. Todos esses fatores foram essenciais para a elaboração da sequência didática que compõe este produto educacional. A partir dessas perspectivas o objetivo deste material é apresentar uma sequência didática estruturada conforme as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual de Cabral (2017) para desenvolver o pensamento algébrico a partir das construções dos conceitos de incógnita e variável. O referido instrumento de ensino foi aplicado em sala de aula e proporcionou uma coletânea de potencialidades favoráveis à aprendizagem dos estudantes, à prática do professor e ao desenvolvimento do saber matemático. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 1593 | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Algébrico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incógnita e Variável | - |
| Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AS CONSTRUÇÕES DOS CONCEITOS DE INCÓGNITA E VARIÁVEL Produto Educacional | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dayson Wesley Lima Castro Produto Educacional.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921664/1/Dayson Wesley Lima Castro Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: