SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AS CONSTRUÇÕES DOS CONCEITOS DE INCÓGNITA E VARIÁVEL Produto Educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorCASTRO, DAYSON WESLEY LIMA-
Autor(es): dc.contributor.authorCABRAL, NATANAEL FREITAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-13T17:11:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-13T17:11:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-13-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática para as construções dos conceitos de incógnita e variável produto educacional-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921664-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi constituído a partir de uma investigação no campo da Educação Algébrica ocorrida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará. A referida investigação culminou na dissertação intitulada “Uma proposta didática para o desenvolvimento do pensamento algébrico: as construções dos conceitos de incógnita e variável” . Essa pesquisa surgiu a partir da necessidade de novas estratégias de ensino que promovam a melhoria da aprendizagem dos conteúdos do eixo Álgebra com um equilíbrio entre a linguagem e o pensamento algébricos. A fundamentação teórica da dissertação e deste produto educacional se concentrou na Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau, na Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e em pesquisas sobre as Sequências Didáticas. Por meio de um panorama sobre o ensino de Álgebra e o desenvolvimento do pensamento algébrico, foram observadas recomendações de documentos oficiais, as evidências das dificuldades de aprendizagem em estudos diagnósticos e experimentais, as abordagens metodológicas em livros didáticos, as percepções de alunos e professores sobre a temática, aspectos históricos, conceituais e fundamentos algébricos sobre incógnita e variável. Todos esses fatores foram essenciais para a elaboração da sequência didática que compõe este produto educacional. A partir dessas perspectivas o objetivo deste material é apresentar uma sequência didática estruturada conforme as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual de Cabral (2017) para desenvolver o pensamento algébrico a partir das construções dos conceitos de incógnita e variável. O referido instrumento de ensino foi aplicado em sala de aula e proporcionou uma coletânea de potencialidades favoráveis à aprendizagem dos estudantes, à prática do professor e ao desenvolvimento do saber matemático.-
Tamanho: dc.format.extent1593-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacional-
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Algébrico-
Palavras-chave: dc.subjectIncógnita e Variável-
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA AS CONSTRUÇÕES DOS CONCEITOS DE INCÓGNITA E VARIÁVEL Produto Educacional-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais