
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CASTRO, DAYSON WESLEY LIMA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-13T17:01:07Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-13T17:01:07Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Uma proposta didática para o desenvolvimento do pensamento algébrico: as construções dos conceitos de incógnita e variável | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921663 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente relatório de pesquisa apresenta os resultados de uma investigação no campo da educação algébrica feito no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará. Frente aos dados insatisfatórios no ensino de matemática comprovados pelo baixo rendimento dos estudantes principalmente nos objetos de conhecimento da álgebra, surge a necessidade de novas propostas didáticas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem desse componente curricular. Com base nessa perspectiva, a questão norteadora desta pesquisa foi “Qual o potencial da aplicação de uma sequência didática constituída a partir das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual de Cabral (2017) para o desenvolvimento do pensamento algébrico com foco nas construções dos conceitos de incógnita e variável em uma turma do ensino fundamental?”. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar as potencialidades da experimentação de uma sequência didática estruturada conforme o construto teórico das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual de Cabral (2017) para o desenvolvimento do pensamento algébrico a partir da construção gradativa dos conceitos de incógnita e variável no ensino fundamental. Para embasar esta proposta de ensino utilizou-se como aportes teóricos a Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau e a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. A fim de integrar diferentes aspectos relacionados à pesquisa para construir a sequência didática, traçou-se um panorama sobre o ensino de álgebra com destaque nas recomendações de documentos oficiais, na identificação das dificuldades na aprendizagem dos conteúdos algébricos em estudos diagnósticos e experimentais, na abordagem dos livros didáticos para desenvolver o pensamento algébrico, nas percepções de alunos e professores sobre a temática e nos aspectos históricos, conceituais e fundamentos matemáticos atrelados à incógnita e variável. Na observação desses aspectos, foi elaborado um conjunto de quatro atividades cuja experimentação ocorreu em uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual localizada em Ananindeua/PA. Por meio da análise microgenética de Góes (2000) e da estrutura analítica do discurso de Mortimer e Scott (2002) alguns dos indícios de aprendizagem observados durante a aplicação desta proposta didática estão relacionados à compreensão dos estudantes na utilização dos símbolos (letras e números) que caracteriza a linguagem algébrica, na construção de expressões algébricas e na resolução de equações, conceitos relacionados diretamente à variável e incógnita. Ao concluir a pesquisa foi feito um produto educacional intitulado “Sequência didática para as construções dos conceitos de incógnita e variável” . | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 2563 | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Algébrico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Incógnita e variável | - |
| Título: dc.title | UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: as construções dos conceitos de incógnita e variável | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dayson Wesley Lima Castro Dissertação.pdf | 4,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921663/1/Dayson Wesley Lima Castro Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: