Há escola para os Calen? Questões e propostas para o acolhimento ao povo cigano em Ouricuri - Pernambuco

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariript_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, DÉBORA BARROS DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-13T12:32:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-13T12:32:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherHá escola para os Calen? Questões e propostas para o acolhimento ao povo cigano em Ouricuri - Pernambucopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921659-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar a presença cigana na educação escolar na cidade de Ouricuri. Problematiza a trajetória cigana no Brasil e, em particular, a migração para o sertão Pernambucano, analisando como se constituiu a comunidade Calon no bairro São Braz. Evidencia as dificuldades enfrentadas pelo grupo Calon no ambiente escolar e enfatiza como através do ensino de História é possível construir estratégias que promovam uma educação mais acolhedora e diversa. A pesquisa se fez uso das seguintes metodologias: pesquisa bibliográfica para análise historiográfica sobre a presença cigana no Brasil; história oral, através da realização de entrevistas com pessoas da comunidade Calon de Ouricuri, bem como, entrevistas com educadores. Do ponto de vista teórico, este trabalho dialoga com referências do movimento modernidade/colonialidade, considerando a pedagogia decolonial e a interculturalidade como caminhos mais adequados à construção desta escrita. Além do texto dissertativo, o trabalho apresenta como resultado desta pesquisa dois produtos que pretendem oferecer estratégias para promover e valorizar a história e a cultura ciganas, com ênfase no povo Calon. O primeiro é apresentado no formato de e-book destinado aos professores contendo estratégias didáticas. O segundo apresenta o jogo Menino do Facão, ambientado na plataforma digital Fortnite. Inspirado em narrativas da tradição oral cigana, este jogo visa introduzir e promover elementos da história e cultura cigana no ambiente escolar.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, ciganos Calon, interculturalidade, decolonialidade.pt_BR
Título: dc.titleHá escola para os Calen? Questões e propostas para o acolhimento ao povo cigano em Ouricuri - Pernambucopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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