Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, DÉBORA BARROS DOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-13T12:32:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-13T12:32:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Há escola para os Calen? Questões e propostas para o acolhimento ao povo cigano em Ouricuri - Pernambuco | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921659 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a presença cigana na educação escolar na cidade de Ouricuri. Problematiza a trajetória cigana no Brasil e, em particular, a migração para o sertão Pernambucano, analisando como se constituiu a comunidade Calon no bairro São Braz. Evidencia as dificuldades enfrentadas pelo grupo Calon no ambiente escolar e enfatiza como através do ensino de História é possível construir estratégias que promovam uma educação mais acolhedora e diversa. A pesquisa se fez uso das seguintes metodologias: pesquisa bibliográfica para análise historiográfica sobre a presença cigana no Brasil; história oral, através da realização de entrevistas com pessoas da comunidade Calon de Ouricuri, bem como, entrevistas com educadores. Do ponto de vista teórico, este trabalho dialoga com referências do movimento modernidade/colonialidade, considerando a pedagogia decolonial e a interculturalidade como caminhos mais adequados à construção desta escrita. Além do texto dissertativo, o trabalho apresenta como resultado desta pesquisa dois produtos que pretendem oferecer estratégias para promover e valorizar a história e a cultura ciganas, com ênfase no povo Calon. O primeiro é apresentado no formato de e-book destinado aos professores contendo estratégias didáticas. O segundo apresenta o jogo Menino do Facão, ambientado na plataforma digital Fortnite. Inspirado em narrativas da tradição oral cigana, este jogo visa introduzir e promover elementos da história e cultura cigana no ambiente escolar. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, ciganos Calon, interculturalidade, decolonialidade. | pt_BR |
Título: dc.title | Há escola para os Calen? Questões e propostas para o acolhimento ao povo cigano em Ouricuri - Pernambuco | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: