PORTFÓLIO ARTE INCLUSIVA: PINTANDO O MUNDO DE POSSIBILIDADES

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Carla Vanessa Lima de-
Autor(es): dc.contributor.authorArcuri, Christiane de Faria Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-12T17:54:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-12T17:54:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-
identificador: dc.identifier.otherPortfolio Arte Inclusiva Pintando o Mundo de Possibiliudadespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921636-
Resumo: dc.description.abstractO Produto educacional Portfólio Arte inclusiva: Pintando o mundo de possibilidades é vinculado à Pesquisa de Dissertação intitulada “A arte e as contribuições para o desenvolvimento de Estudantes com deficiência no contexto escolar” apresentada ao Programa de Pós-graduação de ensino em educação básica/PPGEB, Instituto de Aplicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/CAp-UERJ. Como objetivo fundamental o Produto vem depreender sobre as possibilidades artístico pedagógicas com estudantes com deficiência na educação básica. O Produto visa ampliar os conhecimentos culturais de estudantes no Atendimento Educacional Especializado de uma Escola de Rede Pública de Ensino em Cabo Frio, Rio de Janeiro, a fim de contribuir com sua formação identitária nessa comunidade escolar. Como material de apoio pedagógico, o Portfólio, impresso e digital - no formato de instagram com perfil @ compartilharte.aee -, é um recurso para organizar e compilar os processos e as linguagens artísticas realizadas com diferentes recursos materiais com os estudantes no decorrer do semestre. A metodologia utilizada teve como base a abordagem Triangular (Barbosa, 2010), que consiste na compreensão atemporal da historiografia da Arte, na produção da composição artística e na sua apreciação estética. Desse modo, os eixos dialógicos entre o fazer, ler e contextualizar, contribuem para uma educação mais integrada e significativa para os estudantes. Ainda de acordo com a autora, o ensino da Arte deve ser estruturado nessas ações que, inter-relacionadas, influenciam positivamente na aprendizagem. A ressignificação de obras de arte de artistas com deficiências levou os estudantes à criação de releituras, quer dizer, interpretações estéticas a partir das referências imagéticas originais, onde os estudantes foram levados a observar os elementos, temáticas, técnicas, estilos, dentre outros, para representar suas próprias composições subjetivas. Demais autores balizaram a Pesquisa, tais como Vygotsky (2001), que discorre sobre o desenvolvimento intelectual e sua importância nas relações sociais; e Zillmer (2012), que ressalta a importância de planejar uma prática pedagógica sobre a realidade dos estudantes; além da Lei no 13.146/2015, que contribui com questões acerca dos processos educacionais voltados à educação inclusiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,1Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectArtes;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes com deficiência.pt_BR
Título: dc.titlePORTFÓLIO ARTE INCLUSIVA: PINTANDO O MUNDO DE POSSIBILIDADESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação de Ensino em Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Dissertação - Produto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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