
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Carla Vanessa Lima de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Arcuri, Christiane de Faria Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-12T17:54:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-12T17:54:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Portfolio Arte Inclusiva Pintando o Mundo de Possibiliudades | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921636 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Produto educacional Portfólio Arte inclusiva: Pintando o mundo de possibilidades é vinculado à Pesquisa de Dissertação intitulada “A arte e as contribuições para o desenvolvimento de Estudantes com deficiência no contexto escolar” apresentada ao Programa de Pós-graduação de ensino em educação básica/PPGEB, Instituto de Aplicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/CAp-UERJ. Como objetivo fundamental o Produto vem depreender sobre as possibilidades artístico pedagógicas com estudantes com deficiência na educação básica. O Produto visa ampliar os conhecimentos culturais de estudantes no Atendimento Educacional Especializado de uma Escola de Rede Pública de Ensino em Cabo Frio, Rio de Janeiro, a fim de contribuir com sua formação identitária nessa comunidade escolar. Como material de apoio pedagógico, o Portfólio, impresso e digital - no formato de instagram com perfil @ compartilharte.aee -, é um recurso para organizar e compilar os processos e as linguagens artísticas realizadas com diferentes recursos materiais com os estudantes no decorrer do semestre. A metodologia utilizada teve como base a abordagem Triangular (Barbosa, 2010), que consiste na compreensão atemporal da historiografia da Arte, na produção da composição artística e na sua apreciação estética. Desse modo, os eixos dialógicos entre o fazer, ler e contextualizar, contribuem para uma educação mais integrada e significativa para os estudantes. Ainda de acordo com a autora, o ensino da Arte deve ser estruturado nessas ações que, inter-relacionadas, influenciam positivamente na aprendizagem. A ressignificação de obras de arte de artistas com deficiências levou os estudantes à criação de releituras, quer dizer, interpretações estéticas a partir das referências imagéticas originais, onde os estudantes foram levados a observar os elementos, temáticas, técnicas, estilos, dentre outros, para representar suas próprias composições subjetivas. Demais autores balizaram a Pesquisa, tais como Vygotsky (2001), que discorre sobre o desenvolvimento intelectual e sua importância nas relações sociais; e Zillmer (2012), que ressalta a importância de planejar uma prática pedagógica sobre a realidade dos estudantes; além da Lei no 13.146/2015, que contribui com questões acerca dos processos educacionais voltados à educação inclusiva. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 9,1Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Artes; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão; | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes com deficiência. | pt_BR |
| Título: dc.title | PORTFÓLIO ARTE INCLUSIVA: PINTANDO O MUNDO DE POSSIBILIDADES | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de Dissertação - Produto Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons