A CAIXA DAS MEMÓRIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: OBJETOS GERADORES E LETRAMENTO HISTÓRICO EM ESCOLA RURAL DE SANTA INÊS-PB

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariript_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, JOSÉ FÁBIO NICOLAU DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-13T13:04:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-13T13:04:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherA CAIXA DAS MEMÓRIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA/ OBJETOS GERADORES E LETRAMENTO HISTÓRICO EM ESCOLA RURAL DE SANTA INÊS-PBpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921631-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa é resultante das experiências práticas e teóricas de um professor de História, que desenvolve seu labor em escolas rurais e que, a partir do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Regional do Cariri-URCA, buscou na academia subsídios para aprimorar suas práticas de ensinar História em uma escola no meio rural, se redescobrindo um professor e pesquisador ao observar que a falta de fontes de acesso escolar sobre a História Local poderia tornar-se objeto de estudo para si e seus alunos, transformando- a em narrativas históricas escolares que passaram a contar a partir do lugar e a ensiná-la no chão da escola. Diante da necessidade historiográfica, o município de Santa Inês-PB, o Distrito do Umbuzeiro e comunidades vizinhas que fazem usufruto da educação dos jovens da E. M. E. F. José Pereira Frade, tornaram-se campo de pesquisa do fazer História e do ensinar a disciplina. A escola irrompe a busca por escrever a história do local por um trabalho de pesquisa historiográfico que narra nesta dissertação os aspectos gerais do passado que resultou nos registros destas narrativas na História do município de Santa Inês neste trabalho dissertativo, tendo como subsídios as fontes materiais e da Memória Coletiva que foi registrada por meio de coleta de questionários semiestruturados, tomando a forma de escrita as narrativas do Distrito do Umbuzeiro e da Escola José Pereira Frade. A memória tornar-se-á minha principal matéria prima de trabalho, de inserção dos estudantes como sujeitos históricos. Neste sentido, a busca por ouvir estas memórias nos levou a utilizar dos vestígios da cultura material, a serem revelados nos objetos geradores, como pontes para o processo de Letramento Histórico que desenvolvi durante a pesquisa, em contexto escolar, na aplicação metodológica de aulas- oficinas de História e aulas-passeio. Foi colocado durante as aulas de História o município como espaço de saberes históricos, a serem investigados, oportunizando ao professor e aos estudantes ouvir, identificar e historicizar por meio da memória reveladas nos objetos geradores, sendo indicados como fontes um rádio, uma máquina de escrever, um pilão e um moinho de metal, e, a partir das memórias neles reveladas, foram realizadas vivências e aprenderem a história tendo campo de estudo o local onde vivem, e passando a compreender estes conceitos, produziram também os seus próprios registros de memória e da história do lugar. Como legado desta pesquisa a preservação das narrativas locais para a comunidade, registros estes materializados na Caixa das Memórias, como uma nova e perene fonte histórica escolar.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Letramento Histórico; Memória; Caixa das Memórias; Objetos Geradores.pt_BR
Título: dc.titleA CAIXA DAS MEMÓRIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: OBJETOS GERADORES E LETRAMENTO HISTÓRICO EM ESCOLA RURAL DE SANTA INÊS-PBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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