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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, MARIA DO SOCORRO COELHO DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-13T12:51:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-13T12:51:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de História, Ferida Colonial, Contracolonialidade, Antirracismo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921630 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como problema a ausência das discussões afrodiaspóricas e afrodescendentes numa escola de ensino médio, em Jardim, região do Cariri, sul do Ceará. O objetivo geral da pesquisa é analisar, a partir da escrevivência, a herança colonial que prioriza conteúdos eurocêntricos e marginiliza conteúdos afrodiaspóricos no ensino médio. Os objetivos específicos são três: contextualizar, historicamente o ensino de história e como vem sendo realizado o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira no Brasil, destacando a importância de uma educação antirracista; relacionar as ausências das discussões afrodiaspóricas e afrodescendentes à ferida colonial resultante da colonialidade ainda presente na sociedade e nas relações de poder que se estabelecem dentro da escola, a partir do conceito de contracolonial e antirracismo; Relatar a experiência com a disciplina eletiva História do Brasil Decolonial no ensino médio em tempo integral, apresentando o produto final: cartilha de história do Brasil decolonial, como proposta de trabalho da disciplina no futuro, por outros professores. O relato de experiência apresentado neste trabalho conversa metodologicamente com a escrevivência, método escolhido na pesquisa. Os resultados desta pesquisa foram a introdução na prática pedagógica de novas formas de aprender história, novas epistemologias e o rompimento com o ensino de história eurocêntrico. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, Ferida Colonial, Contracolonialidade, Antirracismo | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História e a Ferida Colonial: caminhos para um ensino contracolonial das afrobrasilidades no Ceará | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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