Ensino de História e a Ferida Colonial: caminhos para um ensino contracolonial das afrobrasilidades no Ceará

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariript_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, MARIA DO SOCORRO COELHO DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-13T12:51:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-13T12:51:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História, Ferida Colonial, Contracolonialidade, Antirracismopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921630-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como problema a ausência das discussões afrodiaspóricas e afrodescendentes numa escola de ensino médio, em Jardim, região do Cariri, sul do Ceará. O objetivo geral da pesquisa é analisar, a partir da escrevivência, a herança colonial que prioriza conteúdos eurocêntricos e marginiliza conteúdos afrodiaspóricos no ensino médio. Os objetivos específicos são três: contextualizar, historicamente o ensino de história e como vem sendo realizado o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira no Brasil, destacando a importância de uma educação antirracista; relacionar as ausências das discussões afrodiaspóricas e afrodescendentes à ferida colonial resultante da colonialidade ainda presente na sociedade e nas relações de poder que se estabelecem dentro da escola, a partir do conceito de contracolonial e antirracismo; Relatar a experiência com a disciplina eletiva História do Brasil Decolonial no ensino médio em tempo integral, apresentando o produto final: cartilha de história do Brasil decolonial, como proposta de trabalho da disciplina no futuro, por outros professores. O relato de experiência apresentado neste trabalho conversa metodologicamente com a escrevivência, método escolhido na pesquisa. Os resultados desta pesquisa foram a introdução na prática pedagógica de novas formas de aprender história, novas epistemologias e o rompimento com o ensino de história eurocêntrico.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Ferida Colonial, Contracolonialidade, Antirracismopt_BR
Título: dc.titleEnsino de História e a Ferida Colonial: caminhos para um ensino contracolonial das afrobrasilidades no Cearápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos