Educação Patrimonial e Livro didático: Experiências Educacionais no Crato- CE (2020-2023)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariript_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, FLÁVIA GABRIELA PEREIRA PASCOAL DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-13T12:47:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-13T12:47:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherEducação Patrimonial e Livro didático/ Experiências Educacionais no Crato- CE (2020-2023)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921629-
Resumo: dc.description.abstractEste material acadêmico apresenta o resultado da proposta da pesquisa desenvolvida a partir do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). Ao perceber a importância de se pensar os conceitos a partir de definições historicamente construídas, a pesquisa está voltada ao ensino de história e o conceito de educação patrimonial a partir da análise de conteúdo dos livros didáticos de história e experiências escolares. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi analisar como o conceito de educação patrimonial é apresentado na coleção de livros didáticos História, Sociedade e Cidadania, do ensino fundamental anos finais, Editora FTD, do autor Alfredo Boulos Júnior (PNLD 2020-2023) e perceber como isto se refletia nas experiências escolares do município do Crato-CE. Especificamente, a pesquisa reflete a educação patrimonial como um conceito historicamente construído e destaca como esse termo foi inserido no âmbito educacional. Além disso, analisa como os conteúdos voltados à educação patrimonial na referida coleção estão refletidos nas experiências escolares das instituições educacionais, a partir da realização de entrevistas com os professores de História do ensino fundamental anos finais. Ao constatar algumas ausências a respeito dessa discussão na própria BNCC e nas experiências escolares, foi que desenvolvemos um web site informativo que funciona como uma Trilha Patrimonial, evidenciando alguns bens culturais que fazem parte da cidade do Crato. Esse produto educacional não deve ser entendido como um suporte pronto e acabado, mas sim como uma ferramenta dinâmica e complementar, que pode servir como ponte ou apoio para atividades pedagógicas e de planejamento. Ele visa enriquecer o processo educacional, oferecendo aos professores de História recursos adicionais e flexíveis para a promoção de práticas de educação patrimonial em suas aulas.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Livro Didático; Educação Patrimonial; Crato- CE.pt_BR
Título: dc.titleEducação Patrimonial e Livro didático: Experiências Educacionais no Crato- CE (2020-2023)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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