Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, FLÁVIA GABRIELA PEREIRA PASCOAL DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-13T12:47:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-13T12:47:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Educação Patrimonial e Livro didático/ Experiências Educacionais no Crato- CE (2020-2023) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921629 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material acadêmico apresenta o resultado da proposta da pesquisa desenvolvida a partir do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). Ao perceber a importância de se pensar os conceitos a partir de definições historicamente construídas, a pesquisa está voltada ao ensino de história e o conceito de educação patrimonial a partir da análise de conteúdo dos livros didáticos de história e experiências escolares. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi analisar como o conceito de educação patrimonial é apresentado na coleção de livros didáticos História, Sociedade e Cidadania, do ensino fundamental anos finais, Editora FTD, do autor Alfredo Boulos Júnior (PNLD 2020-2023) e perceber como isto se refletia nas experiências escolares do município do Crato-CE. Especificamente, a pesquisa reflete a educação patrimonial como um conceito historicamente construído e destaca como esse termo foi inserido no âmbito educacional. Além disso, analisa como os conteúdos voltados à educação patrimonial na referida coleção estão refletidos nas experiências escolares das instituições educacionais, a partir da realização de entrevistas com os professores de História do ensino fundamental anos finais. Ao constatar algumas ausências a respeito dessa discussão na própria BNCC e nas experiências escolares, foi que desenvolvemos um web site informativo que funciona como uma Trilha Patrimonial, evidenciando alguns bens culturais que fazem parte da cidade do Crato. Esse produto educacional não deve ser entendido como um suporte pronto e acabado, mas sim como uma ferramenta dinâmica e complementar, que pode servir como ponte ou apoio para atividades pedagógicas e de planejamento. Ele visa enriquecer o processo educacional, oferecendo aos professores de História recursos adicionais e flexíveis para a promoção de práticas de educação patrimonial em suas aulas. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Livro Didático; Educação Patrimonial; Crato- CE. | pt_BR |
Título: dc.title | Educação Patrimonial e Livro didático: Experiências Educacionais no Crato- CE (2020-2023) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: