BOMBARDEIO AÉREO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: TRECHOS FÍLMICOS QUE CONTAM A HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorIZIDORO, EDUARDO ALEXANDRE JORGE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-12T17:51:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-12T17:51:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-23-
identificador: dc.identifier.otherEDUARDO ALEXANDRE JORGE IZIDORO PROFHISTORIA UFPRpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921622-
Resumo: dc.description.abstractO cinema é um registro histórico que permite visualizar a História enquanto um processo em constante evolução ao longo do tempo. Desde o início, o cinema foi pensado como elemento educativo, sendo capaz de demonstrar a cultura cotidiana e erudita, ideologias e valores sociais, por vezes, sintetizados numa única obra, oferecendo elementos que contribuem para a formação da consciência histórica. Entretanto, filmes não são verdades absolutas, mas sim uma representação e interpretação dos fatos históricos. Todavia, de que modo nós professores podemos provocar esse raciocínio e como preparamos os filmes para uso em sala de aula? A temática sobre os bombardeios aéreos deflagrados contra populações civis, no contexto da II Guerra Mundial (1939-1945) o qual é um evento histórico que compõe o escopo de conteúdos a serem trabalhados com o 2º ano do Ensino Médio (conforme a nova reforma educacional adotada pela Secretaria Estadual de Educação para o Estado do Paraná), é uma trama bem explorada por intermédio das produções cinematográficas, que podem auxiliar como evidência e linguagem narrativa sobre este evento de maneira lúdica, tornando o aprendizado expressivo, dando significado a este conteúdo enquanto guerra total . Dessa forma, propomos nesse trabalho, a utilização de trechos fílmicos das obras: “Memphis Belle, A Fortaleza Voadora” (1990), “Dresden, O Inferno” (2006) e “O Bombardeio” (2021), apresentando-os através de aulas oficinas em um Cineclube. Disponibilizamos também um passo a passo da construção desses trechos, assim como uma proposta de avaliação para o alunado por meio da técnica de metodologia ativa Storytelling.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.665 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcinemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação fílmicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttrechos fílmicospt_BR
Título: dc.titleBOMBARDEIO AÉREO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: TRECHOS FÍLMICOS QUE CONTAM A HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons