O jogo da senha numérica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUERJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJúnior, Rinaldo Inácio da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Fabiana Chagas de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Daniela Mendes Vieira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-12T14:34:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-12T14:34:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-06-
identificador: dc.identifier.otherprodutodadissertacaorinaldopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921619-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa buscou alinhar três perspectivas teóricas: jogos na Educação, o conceito de Investigação em Educação Matemática e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval como formas de contribuição para o ensino dos Princípios Multiplicativo e Aditivo do conteúdo de Análise Combinatória para turmas do 8° ano do Ensino Fundamental. Quanto à metodologia, a pesquisa é natureza qualitativa e do tipo descritiva, em que foi desenvolvida e construída uma versão do jogo MasterMind, também conhecido como Jogo da Senha Numérica, e uma atividade investigativa baseada no jogo, em busca de uma forma diferenciada para ensinar o conteúdo proposto. Como resultado foi evidenciado que a aplicação do jogo alinhado a tarefa investigativa possibilita ao aluno utilizar diferentes tipos de representações dos dados e que essas resoluções com tabelas, árvores de possibilidades e listagens ordenadas, são recursos que possibilitam o aluno a compreender o enunciado da questão. Essas representações, que podem estar presentes no conteúdo de Análise Combinatória, podem ser utilizadas no contexto da TRRS. Assim, podemos descrever as diferentes representações matemáticas que são meios de acessar os objetos matemáticos. A versão do jogo, o desenvolvimento da sequência investigativa e as diferentes representações de uma possível construção de senha podem abrir um caminho para os alunos explorarem os registros de representação, promovendo a construção do conceito dos Princípios Multiplicativo e Aditivo. A versão do Jogo da Senha mostrou-se um bom recurso didático que permite diferentes possibilidades para trabalhar o conteúdo. Essas estratégias evidenciaram um caminho possível de compreensão para os estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1279kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInvestigação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrincípio Multiplicativopt_BR
Título: dc.titleO jogo da senha numéricapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMATpt_BR
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