
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Carla Magna Moura da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Hardoim, Edna Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-09T21:20:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-09T21:20:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 126-Carla-Magna-Moura-da-Silva-Santos-20jun2022 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921576 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é um Roteiro Didático desenvolvido como parte da pesquisa de Mestrado, intitulado “A Geometria Fractal e a Deficiência Visual no Contexto do Ensino de Ciências Inclusivo e da Educação Integrativa STEAM”, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, Área de Concentração em Ensino de Biologia. A proposta do Roteiro Didático foi desenvolvida para contribuir com os professores da Educação Básica. Nomeamos este projeto de “O Tal Fractal”, que tem como objetivo levar para a sala de aula a introdução da Geometria Fractal, de uma maneira lúdica e inclusiva, em que todos os estudantes de uma sala de aula diversa possam ser contemplados, trazendo um ensino inovador que utiliza o Método de Aprendizagem Ativa, Colaborativa e Inclusiva (MAACI) e a abordagem STEAM, sigla em inglês para a abordagem pedagógica que integra as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, tendo como prioridade uma aprendizagem colaborativa e inclusiva | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1268 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | O Tal Fractal: Roteiro Didático | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 126-Carla-Magna-Moura-da-Silva-Santos-20jun2022.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921576/2/126-Carla-Magna-Moura-da-Silva-Santos-20jun2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons