A EDUCAÇÃO ESCOLAR, AUTOBIOGRAFIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CEARÁ

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Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, MARIA NÚBIA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorPAULINO, FRANCISCO GLAUBER DE OLIVEIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorBEZERRA, LIÁRIA DE SOUSA-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, MARISMÊNIA NOGUEIRA DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-09T18:27:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-09T18:27:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921574-
Resumo: dc.description.abstractO livro A educação escolar, autobiografia e formação de professores no Ceará organizado por um coletivo de professores e pesquisadores, reúne autobiografias, relatos de experiências de práticas pedagógicas e de pesquisas. Com escritos de autoras/es de municípios, escolas e instituições do ensino superior cearense que discutem aspectos relacionados à educação escolar, à formação inicial e continuada de professores em interface com a práxis docente. O escrito é fruto das atividades desenvolvidas pelos coletivos de estudos: História, Educação e Pedagogia Brasileira (GEHEPB) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Gênero e Raça: Fundamentos Onto-Históricos na Sociedade de Classes-GIM/UNILAB e do grupo Afritudes do município de Juazeiro do Norte no Ceará. O primeiro Grupo de Estudos: História, Educação e Pedagogia Brasileira (GEHEPB) é composto por professoras e professores da Educação Básica, do Ensino Superior e pesquisadores da pós-graduação em educação do Ceará, é coordenado pela Profa. Dra. Maria Núbia de Araújo. Tem como objetivo compreender a relação entre a educação e a sociedade, a pedagogia e a formação humana, com base em uma educação emancipadora, através da leitura de obras clássicas da pedagogia histórico-crítica brasileira O segundo Grupo de Estudos Gênero e Raça: Fundamentos Onto-Históricos na Sociedade de Classes-GIM/UNILAB, é um coletivo constituído por professoras/es, estudantes da UNILAB, professoras da Educação Básica, interessados no debate das questões de classe, raça e gênero. O grupo atua em escolas da Educação Básica e universidades do estado do Ceará e Nordeste, desenvolve atividades formativas com professores, estudantes e com a comunidade acadêmica. O coletivo é coordenado pela Profa. Dra. Rosângela Ribeiro da Silva. E o terceiro Grupo de Estudos Afritudes caracteriza-se como um grupo de leituras antirracistas com foco nas relações étnico-raciais e o aprofundamento destas discussões, o qual tem como público-alvo docentes da Educação Básica do município de Juazeiro do Norte-Ceará, da rede estadual de Pernambuco e discentes de graduação e pós graduação. As obras literárias escolhidas abordam o problema do racismo estrutural e da desigualdade social, mergulhando em histórias que tratam da realidade brasileira, marcada pelo racismo e pela discriminação. Esse grupo é coordenado pela Profa. Dra. Marismênia Nogueira dos Santos. Tais coletivos realizam atividades de leituras, debates, diálogos e escritos direcionados para a análise da realidade da educação e da formação humana, pautando se nos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, com base no pensamento educacional, pedagógico e sociológico, e discutem as relações interseccionais entre classe, raça e gênero, pautando-se nas raízes do trabalho na sociedade capitalista. Esta obra surge da necessidade de expressar-se e situar-se no mundo como sujeito histórico no processo de formação humana, levado a efeito pela educação, pela pesquisa e pelas lutas sociais. A coletânea congrega escritos autorais de professores, pesquisadores e ativistas no Ceará sobre as trajetórias de vida, formação escolar e acadêmica, bem como, a atuação profissional e em pesquisas na área da educação. Os textos aqui sistematizados descrevem e narram trajetórias formativas de professores/as, privilegiando uma escrita de si, com abordagens autobiográficas, pedagógicas e político culturais. Assim, é possível nos situarmos diante da sociedade e do papel fundamental da educação, compreendendo os determinantes no modo de produção capitalista para o processo de formação da consciência da classe trabalhadora. Considerando as relações antagônicas na sociedade de classes, visando o reconhecimento e a valorização de histórias e trajetórias de superação das condições de vida pessoal, acadêmica e profissional que se somam a luta em defesa de uma educação pública, gratuita, socialmente referenciada e de qualidade para todas, todes e todos. No livro são narradas vivências da formação inicial e da participação sócio-políticas nas diferentes instituições: família, escola, igreja, partido e sociedade em geral. Essa produção autobiográfica contempla o registro de integrantes desses grupos e professores interessados em realizar uma reflexão sobre sua formação no âmbito das práticas educativas, seja de pesquisa e seja de atuação profissional. O livro está composto por duas partes. A primeira é constituída de autobiografias de professores e pesquisadores, narrando trajetórias de vidas em meio a dimensão afetiva, cultural e formativa e, na segunda parte, reunimos relatos de experiências docente, de práticas de pesquisas e pedagógicas como uma maneira de valorizar a inserção dos pesquisadores nas suas diferentes atuações.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Título: dc.titleA EDUCAÇÃO ESCOLAR, AUTOBIOGRAFIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CEARÁ-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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