EDUCAÇÃO E LUTA DE CLASSES: FORMAÇÃO HUMANA E PERSPECTIVAS NECESSÁRIAS

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Autor(es): dc.contributor.authorPAULINO, FRANCISCO GLAUBER DE OLIVEIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, FREDERICO JORGE FERREIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorARAUJO, RAQUEL DIAS-
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, MARIA NÚBIA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-09T18:15:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-09T18:15:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921573-
Resumo: dc.description.abstractÀ guisa de introdução, é mister que seja dito que este livro materializa as experiências de pesquisa, com foco na luta de classes, na educação escolar e na formação de professores, que foram propiciadas na disciplina Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Fundamental - Anos Iniciais: escola, currículo e didática, em 2024. A disciplina mencionada foi originalmente organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR)1 e ofertada em formato de disciplina para cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico e enquanto curso de extensão em um regime de parceria interinstitutional entre os programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na primeira metade de 2024. As aulas foram transmitidas pelo canal oficial do HISTEDBR no YouTube2 durante 13 semanas, sempre de 9h às 12h, assistidas pelos cursistas em simultaneidade com a transmissão e, posteriormente, discutidas, no contraturno combinado com os professores e alunos, assincronamente, por intermédio da plataforma Google Meet. Em linhas gerais, os temas propostos no programa da disciplina versaram basicamente sobre as questões teóricas e práticas da Pedagogia Histórico-Crítica relacionadas à etapa da Educação Básica, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, com ênfase na concepção marxista de ciência, método, conteúdo curricular e didática, na perspectiva de assegurar aos professores e alunos do Ensino Fundamental I e II, uma formação crítica comprometida com a transformação da sociedade da exploração e miséria humana e a construção de relações igualitárias (numa sociedade desigual), solidárias (quando estamos rodeados pelo egoísmo) e colaborativas (num mundo competitivo).pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleEDUCAÇÃO E LUTA DE CLASSES: FORMAÇÃO HUMANA E PERSPECTIVAS NECESSÁRIASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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