Reciclagem de Polímeros: Sequência Didática em uma Abordagem CTS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Thiago Guimarães-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda Junior, Pedro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-07T15:23:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-07T15:23:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_Thiago G Marques_dez_2024_IFSPpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921514-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional, desenvolvido durante o trabalho de mestrado profissional, consiste em uma sequência didática (SD) elaborada em uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) com o tema reciclagem de polímeros. Este produto destina-se a professores de química da educação básica, visando contribuir para reflexão sobre a relevância do uso da abordagem CTS no ensino de ciências, tendo como foco a formação de cidadãos conscientes e críticos. Esta abordagem quando vinculada à educação cientifica dos estudantes, contribui para aprendizagem de conceitos a partir do debate de temas socioambientais relevantes. A SD foi estruturada com base nos pressupostos teóricos/metodológicos de Zabala (1998), buscando incluir atividades que contribuam para o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Consideramos que a utilização da abordagem CTS em sala de aula proporciona um ensino de química mais contextualizado, contribuindo para aprendizagem de conceitos químicos e para maior envolvimento dos alunos em assuntos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade. A abordagem CTS potencializa a formação para cidadania, possibilitando que os alunos compreendam a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento sustentável, buscando a preservação do meio ambiente e, consequentemente, trazendo benefícios para a sociedade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.326 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCTSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleReciclagem de Polímeros: Sequência Didática em uma Abordagem CTSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons