
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Thiago Guimarães | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Miranda Junior, Pedro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-07T15:23:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-07T15:23:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_Thiago G Marques_dez_2024_IFSP | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921514 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional, desenvolvido durante o trabalho de mestrado profissional, consiste em uma sequência didática (SD) elaborada em uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) com o tema reciclagem de polímeros. Este produto destina-se a professores de química da educação básica, visando contribuir para reflexão sobre a relevância do uso da abordagem CTS no ensino de ciências, tendo como foco a formação de cidadãos conscientes e críticos. Esta abordagem quando vinculada à educação cientifica dos estudantes, contribui para aprendizagem de conceitos a partir do debate de temas socioambientais relevantes. A SD foi estruturada com base nos pressupostos teóricos/metodológicos de Zabala (1998), buscando incluir atividades que contribuam para o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Consideramos que a utilização da abordagem CTS em sala de aula proporciona um ensino de química mais contextualizado, contribuindo para aprendizagem de conceitos químicos e para maior envolvimento dos alunos em assuntos relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade. A abordagem CTS potencializa a formação para cidadania, possibilitando que os alunos compreendam a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento sustentável, buscando a preservação do meio ambiente e, consequentemente, trazendo benefícios para a sociedade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.326 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | CTS | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| Título: dc.title | Reciclagem de Polímeros: Sequência Didática em uma Abordagem CTS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional_Thiago G Marques_dez_2024_IFSP.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921514/2/Produto Educacional_Thiago G Marques_dez_2024_IFSP.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons