
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UDESC | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MARQUES, Aline Pietro | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | CARMO, Alex Bellucco do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-06T22:30:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-06T22:30:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional PPGECMT_Aline Pietro Marques | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921501 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este livro digital visa contribuir para uma aproximação entre a Educação Infantil e o campo do ensino de ciências. Tem-se aqui organizada uma discussão sobre diferentes concepções da atividade científica e do ensino de ciências, até a formulação do constructo das práticas epistêmicas. Tal delineamento busca oportunizar o acesso dos leitores a estas discussões, especialmente os professores, de modo a contribuir para que possam estabelecer reflexões acerca de suas compreensões da realidade e suas práticas pedagógicas. As propostas descritas foram realizadas com crianças no espaço escolar e analisadas, sendo possível perceber que elas são capazes de envolver-se em ações de produção, comunicação, avaliação e legitimação de conhecimentos em suas interações sociais. Com isso, esse produto educacional intenta influenciar a prática pedagógica com crianças não a partir de uma sistematização de passos ou etapas específicas, mas a partir da reflexão do próprio educador, que encontrará como apoio o referencial teórico adotado e as descrições dos movimentos realizados pelas crianças ao longo dos encontros realizados na pesquisa em questão. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4558 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas epistêmicas | pt_BR |
| Título: dc.title | “Ela não disse que é uma galinha”: Práticas epistêmicas e Educação Infantil – Proposições para educadores | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PPGECMT | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências da Natureza | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional PPGECMT_Aline Pietro Marques.pdf | 4.56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921501/2/Produto Educacional PPGECMT_Aline Pietro Marques.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons