
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BENVENUTO, Flávia Sampaio Reis Maia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-07T12:38:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-07T12:38:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | HISTÓRIA LOCAL E JUVENTUDES NO ENSINO DE HISTÓRIA: MAIRI - BAHIA E SUA CULTURA LOCAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921491 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho insere-se na linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, do Programa PROFHISTÓRIA – Mestrado Profissional em Ensino de História e tem como tema a História Local e Juventudes, visando identificar algumas das principais práticas culturais que se dão em torno das festas que preenchem o calendário anual da cidade de Mairi-BA, município do interior baiano, e como as juventudes se identificam e se relacionam com elas. Nesta perspectiva, a metodologia das Aulas-Oficinas de Isabel Barca (2204), juntamente com a ferramenta do Inventário Participativo, nos permitiram responder o problema de pesquisa desta dissertação: de que maneira o Ensino de História, a partir da História Local no município de Mairi, com ênfase nas principais festividades locais, pode contribuir para uma aprendizagem em História para os jovens do Colégio Estadual de Tempo Integral Abelardo Moreira? A trajetória investigativa pautou-se pela Pesquisa Participante, por refletir acerca de uma realidade sem dissociar a teoria da prática, envolvendo os sujeitos pesquisados. A importância social deste trabalho está identificada no processo de formação de estudantes nas dimensões externas e internas à escola, em que a cultura local propicia o diálogo entre passado e presente com implicação dos jovens na prática pedagógica do Ensino de História, que por muito tempo privilegiou a História Geral e europeia em detrimento da História Local. A partir dos Inventários Participativos sobre algumas das festividades de Mairi, apresenta-se uma proposta de um material didático para ser utilizado por professores e estudantes, tendo como finalidade contribuir para um ensino que prime ainda mais pelo local, considerando a sua relevância para a aprendizagem em História. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Aulas-Oficinas. Festividades. História Local. Juventudes. Inventários Participativos. Mairi-Bahia. | pt_BR |
| Título: dc.title | HISTÓRIA LOCAL E JUVENTUDES NO ENSINO DE HISTÓRIA: MAIRI - BAHIA E SUA CULTURA LOCAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação - Flávia Sampaio - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 23,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921491/2/Dissertação - Flávia Sampaio - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons