HISTÓRIA LOCAL E JUVENTUDES NO ENSINO DE HISTÓRIA: MAIRI - BAHIA E SUA CULTURA LOCAL

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBENVENUTO, Flávia Sampaio Reis Maia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-07T12:38:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-07T12:38:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherHISTÓRIA LOCAL E JUVENTUDES NO ENSINO DE HISTÓRIA: MAIRI - BAHIA E SUA CULTURA LOCALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921491-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho insere-se na linha de pesquisa Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, do Programa PROFHISTÓRIA – Mestrado Profissional em Ensino de História e tem como tema a História Local e Juventudes, visando identificar algumas das principais práticas culturais que se dão em torno das festas que preenchem o calendário anual da cidade de Mairi-BA, município do interior baiano, e como as juventudes se identificam e se relacionam com elas. Nesta perspectiva, a metodologia das Aulas-Oficinas de Isabel Barca (2204), juntamente com a ferramenta do Inventário Participativo, nos permitiram responder o problema de pesquisa desta dissertação: de que maneira o Ensino de História, a partir da História Local no município de Mairi, com ênfase nas principais festividades locais, pode contribuir para uma aprendizagem em História para os jovens do Colégio Estadual de Tempo Integral Abelardo Moreira? A trajetória investigativa pautou-se pela Pesquisa Participante, por refletir acerca de uma realidade sem dissociar a teoria da prática, envolvendo os sujeitos pesquisados. A importância social deste trabalho está identificada no processo de formação de estudantes nas dimensões externas e internas à escola, em que a cultura local propicia o diálogo entre passado e presente com implicação dos jovens na prática pedagógica do Ensino de História, que por muito tempo privilegiou a História Geral e europeia em detrimento da História Local. A partir dos Inventários Participativos sobre algumas das festividades de Mairi, apresenta-se uma proposta de um material didático para ser utilizado por professores e estudantes, tendo como finalidade contribuir para um ensino que prime ainda mais pelo local, considerando a sua relevância para a aprendizagem em História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Aulas-Oficinas. Festividades. História Local. Juventudes. Inventários Participativos. Mairi-Bahia.pt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA LOCAL E JUVENTUDES NO ENSINO DE HISTÓRIA: MAIRI - BAHIA E SUA CULTURA LOCALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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