O Papel das Metodologias Ativas na Promoção da Aprendizagem Significativa na Era Digital

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saberpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMaia de Lima, Joel Cleiton-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves da Silva, Josué Jorge-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-06T22:16:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-06T22:16:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/840-
identificador: dc.identifier.otherMetodologias Ativas: Aprendizagem Digitalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921483-
Resumo: dc.description.abstractO presente artigo investiga o papel das metodologias ativas na promoção do engajamento e da aprendizagem significativa no contexto da era digital, com o objetivo de analisar como essas abordagens pedagógicas, aliadas às tecnologias, podem contribuir para a construção de um processo educativo mais dinâmico, participativo e relevante para os alunos. A atividade de pesquisa teve como metodologia a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa que buscou identificar os principais conceitos, teorias e práticas relacionadas às metodologias ativas e seu potencial para fomentar o engajamento em ambientes educacionais. O estudo contextualiza a era digital e seus impactos na educação, destacando as transformações na sociedade e no processo de ensino-aprendizagem, bem como os desafios do engajamento estudantil nesse novo cenário. As metodologias ativas são apresentadas como uma alternativa promissora para superar esses desafios, promovendo a participação ativa do aluno, a colaboração, a autonomia e o pensamento crítico. O artigo contrasta as metodologias ativas com as abordagens tradicionais de ensino, evidenciando suas vantagens e desafios, e discute a importância da integração de tecnologias digitais de forma crítica e reflexiva. A formação docente, o acesso à tecnologia e a avaliação da aprendizagem são apontados como desafios cruciais para a implementação bem-sucedida dessas abordagens. A conclusão destaca que a integração intencional e planejada de metodologias ativas e tecnologias digitais na educação pode ser uma estratégia eficaz para promover o engajamento e a aprendizagem significativa, preparando os alunos para os desafios da sociedade do conhecimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent683 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEra Digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Título: dc.titleO Papel das Metodologias Ativas na Promoção da Aprendizagem Significativa na Era Digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons