
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Maia de Lima, Joel Cleiton | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves da Silva, Josué Jorge | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-06T22:16:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-06T22:16:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/840 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Metodologias Ativas: Aprendizagem Digital | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921483 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo investiga o papel das metodologias ativas na promoção do engajamento e da aprendizagem significativa no contexto da era digital, com o objetivo de analisar como essas abordagens pedagógicas, aliadas às tecnologias, podem contribuir para a construção de um processo educativo mais dinâmico, participativo e relevante para os alunos. A atividade de pesquisa teve como metodologia a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa que buscou identificar os principais conceitos, teorias e práticas relacionadas às metodologias ativas e seu potencial para fomentar o engajamento em ambientes educacionais. O estudo contextualiza a era digital e seus impactos na educação, destacando as transformações na sociedade e no processo de ensino-aprendizagem, bem como os desafios do engajamento estudantil nesse novo cenário. As metodologias ativas são apresentadas como uma alternativa promissora para superar esses desafios, promovendo a participação ativa do aluno, a colaboração, a autonomia e o pensamento crítico. O artigo contrasta as metodologias ativas com as abordagens tradicionais de ensino, evidenciando suas vantagens e desafios, e discute a importância da integração de tecnologias digitais de forma crítica e reflexiva. A formação docente, o acesso à tecnologia e a avaliação da aprendizagem são apontados como desafios cruciais para a implementação bem-sucedida dessas abordagens. A conclusão destaca que a integração intencional e planejada de metodologias ativas e tecnologias digitais na educação pode ser uma estratégia eficaz para promover o engajamento e a aprendizagem significativa, preparando os alunos para os desafios da sociedade do conhecimento. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 683 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Era Digital | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| Título: dc.title | O Papel das Metodologias Ativas na Promoção da Aprendizagem Significativa na Era Digital | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons