Demandas em Saúde Mental de Estudantes Universitários: Um Guia para Professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSALES, RAFAEL VEIGA-
Autor(es): dc.contributor.authorCOELHO, HIGSON RODRIGUES-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, EDILEA MONTEIRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-06T20:59:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-06T20:59:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherEste produto educacional é resultado da pesquisa intitulada “Tecnologia educacional para professores universitários ante as demandas de saúde mental no processo pedagógico de ensino”, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia – PPGESA da Universidade do Estado do Pará, na linha de pesquisa “Fundamentos e metodologias em Ensino em Saúde na Amazônia.” BOAS VINDAS O meu desejo pela temática surgiu durante minha carreira de docente e cargos de gestão em duas universidades em que no período em questão, as instituições possuíam uma estrutura que contribuía para o desenvolvimento da educação, todavia, não contemplava espaços de escuta e projetos voltados ao acolhimento das demandas em saúde mental dos universitários, bem como notei diversas problemáticas relacionadas aos discentes acerca de questões emocionais que influenciavam diretamente o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste guia é embasar docentes ante às demandas em saúde mental no contexto acadêmico a partir da contribuição da pesquisa de mestrado. O guia é um instrumento facilitador que permite agrupar as informações de forma didática auxiliando na percepção e compreensão do conteúdo. Os resultados deste estudo poderão subsidiar professores, estudantes e a instituição na adoção de práticas protetivas e propiciadoras de saúde mental no ambiente acadêmico. Além disso, por meio da pesquisa, será possível a geração de informações para a construção de um produto educacional que poderá colaborar para a inserção da temática entre professores, alunos e instituição a fim de gerar espaços de trocas afetivas e fortalecimento no suporte aos desafios educacionais no processo de ensino advindos de fatores psicoemocionais estudantis.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921480-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da pesquisa intitulada “Tecnologia educacional para professores universitários ante as demandas de saúde mental no processo pedagógico de ensino”, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino em Saúde na Amazônia – PPGESA da Universidade do Estado do Pará, na linha de pesquisa “Fundamentos e metodologias em Ensino em Saúde na Amazônia.” BOAS VINDAS O meu desejo pela temática surgiu durante minha carreira de docente e cargos de gestão em duas universidades em que no período em questão, as instituições possuíam uma estrutura que contribuía para o desenvolvimento da educação, todavia, não contemplava espaços de escuta e projetos voltados ao acolhimento das demandas em saúde mental dos universitários, bem como notei diversas problemáticas relacionadas aos discentes acerca de questões emocionais que influenciavam diretamente o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste guia é embasar docentes ante às demandas em saúde mental no contexto acadêmico a partir da contribuição da pesquisa de mestrado. O guia é um instrumento facilitador que permite agrupar as informações de forma didática auxiliando na percepção e compreensão do conteúdo. Os resultados deste estudo poderão subsidiar professores, estudantes e a instituição na adoção de práticas protetivas e propiciadoras de saúde mental no ambiente acadêmico. Além disso, por meio da pesquisa, será possível a geração de informações para a construção de um produto educacional que poderá colaborar para a inserção da temática entre professores, alunos e instituição a fim de gerar espaços de trocas afetivas e fortalecimento no suporte aos desafios educacionais no processo de ensino advindos de fatores psicoemocionais estudantis.pt_BR
Tamanho: dc.format.extentPDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype1826pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectENSINOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPRODUTO EDUCACIONALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSAÚDE MENTALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectESTUDANTES UNIVERSITARIOSpt_BR
Título: dc.titleDemandas em Saúde Mental de Estudantes Universitários: Um Guia para Professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons