O samba-enredo na sala de aula: atividades de leitura e de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Janderson Batista de-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Antônio Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-06T14:36:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-06T14:36:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-05-
identificador: dc.identifier.otherJANDERSON - PRODUTO EDUCACIONAL COM FICHA CATALOGRÁFICApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921474-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho, inscrito na linha de práticas educativas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Instituto Federal do Espírito Santo, surgiu de nossas percepções sobre o processo de construção do conhecimento, das quais apreendemos a necessidade de se trabalhar a história de uma forma mais reflexiva e contextualizada. A proposta foi investigar estratégias para trabalhar as informações e representações das letras de sambas-enredo sob uma abordagem epilinguística a fim de motivar o ensino de História. Metodologicamente, tratou-se de uma investigação qualitativa em diálogo com alguns pressupostos da pesquisa participante (BRANDÃO, 1999), por meio de oficinas de leitura em conexão com abordagens de conteúdos de história. O estado da arte da investigação foi construído a partir de buscas com quatro descritores: 1) epilinguagem e ensino; 2) samba-enredo e suas representatividades; 3) cultura e samba-enredo e 4) prática e ensino de humanidades, que favoreceram diálogos e conexões com outras pesquisas. Utilizamos pesquisas e autores como aporte teórico de ancoragem, dentre eles destacamos Freire (2011), Franchi (2002); Rezende (2008); Onofre (2008); Zavaglia (2004); Said (2005), Hall (2005) entre outros. Na metodologia, foram trabalhadas atividades com alunos de uma escola pública, cujos resultados de tal pesquisa empírica foram utilizados na elaboração de um produto educacional (caderno pedagógico), no formato e-book, reunindo as atividades de leitura com sambas-enredo, evidenciando fatos da história e a humanidade sob uma abordagem epilinguística.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSamba-enredopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHumanidadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEpilinguagempt_BR
Título: dc.titleO samba-enredo na sala de aula: atividades de leitura e de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons