
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Uniesmero | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Ana Carolina Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Joelma Nogueira dos | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Alencar, Lívia Bezerra de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-06T01:30:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-06T01:30:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Práticas Laboratoriais para o Ensino de Aritmética | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921469 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | “Todas as pessoas grandes foram um dia crianças. Mas poucas se lembram disso” (Saint-Exupéry) O trecho que escolhemos para apresentar a obra “Práticas Laboratoriais para o Ensino de Aritmética” foi retirado do diálogo entre o Pequeno Príncipe e o piloto. Tentando expressar a intencionalidade de que, na formação docente, percorremos caminhos na formação inicial de professores que ensinam matemática como educadores que desejam conhecer os processos de aprendizagem que nossos alunos passam em contato com os primeiros conhecimentos – aritméticos. Com esse tema, acendemos luzes para aqueles que buscam, ou buscarão, trilhar os caminhos da formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, na perspectiva de pesquisas e práticas extensionistas com metodologias de laboratório de matemática, como as organizadas pelo Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Práticas Laboratoriais é um tema incipiente, mais ainda no tempo presente, ante os grandes desafios do ensino de matemática na formação de professores da Educação Básica. Esta obra corrobora com tão grande causa, na medida em que traz uma visão metodológica de uma prática de ensino com o uso de recurso manipulativo, evidenciando a importância do movimento do aluno de forma experimental com os conteúdos matemáticos. O conjunto de textos, com a abrangência de conteúdos aritméticos de forma manipulativa, pode ser muito útil para docentes, estudantes, pesquisadores e público em geral, com real interesse em compreender ações mentais de internalização, generalização de conceitos e definições aritméticas com o recurso do material manipulativo. Destaco, no entanto, que aqui não está a verdade absoluta, a receita de milagres, mas, por certo, possibilidades que nortearão embasamentos, discussões e posicionamentos que sempre precisarão ser revistos, revisitados e reconstruídos, pois a educação, a iniciação cientifica e a formação de professores são movimentos dinâmicos, assim como a vida e a permanência das coisas no mundo. Agradeço carinhosamente o convite para escrever este prefácio e diante do exposto, recomendo a leitura desta obra. - Profa. Dra. Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobral | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 15635 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas Laboratoriais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Aritmética | pt_BR |
| Título: dc.title | Práticas Laboratoriais para o Ensino de Aritmética: sob o olhar de licenciandos em matemática | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Práticas Laboratoriais para o Ensino de Aritmética.pdf | 15.63 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921469/2/Práticas Laboratoriais para o Ensino de Aritmética.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons