Práticas Laboratoriais para o Ensino de Aritmética: sob o olhar de licenciandos em matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Uniesmeropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Ana Carolina Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Joelma Nogueira dos-
Autor(es): dc.contributor.authorAlencar, Lívia Bezerra de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-06T01:30:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-06T01:30:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
identificador: dc.identifier.otherPráticas Laboratoriais para o Ensino de Aritméticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921469-
Resumo: dc.description.abstract“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças. Mas poucas se lembram disso” (Saint-Exupéry) O trecho que escolhemos para apresentar a obra “Práticas Laboratoriais para o Ensino de Aritmética” foi retirado do diálogo entre o Pequeno Príncipe e o piloto. Tentando expressar a intencionalidade de que, na formação docente, percorremos caminhos na formação inicial de professores que ensinam matemática como educadores que desejam conhecer os processos de aprendizagem que nossos alunos passam em contato com os primeiros conhecimentos – aritméticos. Com esse tema, acendemos luzes para aqueles que buscam, ou buscarão, trilhar os caminhos da formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, na perspectiva de pesquisas e práticas extensionistas com metodologias de laboratório de matemática, como as organizadas pelo Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Práticas Laboratoriais é um tema incipiente, mais ainda no tempo presente, ante os grandes desafios do ensino de matemática na formação de professores da Educação Básica. Esta obra corrobora com tão grande causa, na medida em que traz uma visão metodológica de uma prática de ensino com o uso de recurso manipulativo, evidenciando a importância do movimento do aluno de forma experimental com os conteúdos matemáticos. O conjunto de textos, com a abrangência de conteúdos aritméticos de forma manipulativa, pode ser muito útil para docentes, estudantes, pesquisadores e público em geral, com real interesse em compreender ações mentais de internalização, generalização de conceitos e definições aritméticas com o recurso do material manipulativo. Destaco, no entanto, que aqui não está a verdade absoluta, a receita de milagres, mas, por certo, possibilidades que nortearão embasamentos, discussões e posicionamentos que sempre precisarão ser revistos, revisitados e reconstruídos, pois a educação, a iniciação cientifica e a formação de professores são movimentos dinâmicos, assim como a vida e a permanência das coisas no mundo. Agradeço carinhosamente o convite para escrever este prefácio e diante do exposto, recomendo a leitura desta obra. - Profa. Dra. Ana Cláudia Mendonça Pinheiro - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Sobralpt_BR
Tamanho: dc.format.extent15635pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas Laboratoriaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Aritméticapt_BR
Título: dc.titlePráticas Laboratoriais para o Ensino de Aritmética: sob o olhar de licenciandos em matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons