Práticas Pedagógicas de Alfabetização Matemática: proposta bilíngue para surdo e ouvinte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJESUS, Solange Sodré-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-05T20:32:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-05T20:32:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
identificador: dc.identifier.otherPráticas Pedagógicas de Alfabetização Matemática: proposta bilíngue para surdo e ouvintept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921451-
Resumo: dc.description.abstractO Produto Educacional, intitulado por Práticas Pedagógicas de Alfabetização Matemática: proposta bilíngue para surdo e ouvinte, trata da formação continuada para professores. A obra faz parte dos resultados da investigação do mestrado, finalizada em 2024, tendo o projeto de pesquisa como fonte para as fases desta apresentação. A prática pedagógica de ensinoaprendizagem evidencia-se por conteúdos matemáticos que promovem a inclusão de surdos e ouvintes na pedagogia bilíngue na educação rede pública. O material auxilia professores regentes e intérpretes no trabalho pedagógico na sala de aula, tendo como aporte teórico principal Vigotski (2000; 2010) e estudiosos como Lampreia (1999) e Luria (1986). A escolha da instituição pública de ensino regular se deu para facilitar o estudo, pois a pesquisadora leciona no lócus. A turma do 5º ano do ensino fundamental foi apontada por haver um aluno surdo, sendo essa verificação essencial para o contexto a ser investigado. A coleta de dados inscreve o diário de campo com produções de alunos que fizeram atividades, sendo gravados os vídeos de todas as aulas. A aplicação de 10 atividades - duas delas avaliativas, com duração total de 10h - abordou conceitos de geometria plana e espacial. O conteúdo se fez adequado para alunos surdos e ouvintes do 5º ano do ensino fundamental. A composição de oito módulos concentra os assuntos formativos voltados para professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent541 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia bilínguept_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
Título: dc.titlePráticas Pedagógicas de Alfabetização Matemática: proposta bilíngue para surdo e ouvintept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons