
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | JESUS, Solange Sodré | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-05T20:32:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-05T20:32:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Práticas Pedagógicas de Alfabetização Matemática: proposta bilíngue para surdo e ouvinte | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921451 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Produto Educacional, intitulado por Práticas Pedagógicas de Alfabetização Matemática: proposta bilíngue para surdo e ouvinte, trata da formação continuada para professores. A obra faz parte dos resultados da investigação do mestrado, finalizada em 2024, tendo o projeto de pesquisa como fonte para as fases desta apresentação. A prática pedagógica de ensinoaprendizagem evidencia-se por conteúdos matemáticos que promovem a inclusão de surdos e ouvintes na pedagogia bilíngue na educação rede pública. O material auxilia professores regentes e intérpretes no trabalho pedagógico na sala de aula, tendo como aporte teórico principal Vigotski (2000; 2010) e estudiosos como Lampreia (1999) e Luria (1986). A escolha da instituição pública de ensino regular se deu para facilitar o estudo, pois a pesquisadora leciona no lócus. A turma do 5º ano do ensino fundamental foi apontada por haver um aluno surdo, sendo essa verificação essencial para o contexto a ser investigado. A coleta de dados inscreve o diário de campo com produções de alunos que fizeram atividades, sendo gravados os vídeos de todas as aulas. A aplicação de 10 atividades - duas delas avaliativas, com duração total de 10h - abordou conceitos de geometria plana e espacial. O conteúdo se fez adequado para alunos surdos e ouvintes do 5º ano do ensino fundamental. A composição de oito módulos concentra os assuntos formativos voltados para professores. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 541 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia bilíngue | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| Título: dc.title | Práticas Pedagógicas de Alfabetização Matemática: proposta bilíngue para surdo e ouvinte | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons