Oficina Pedagógica para Docentes: formação integral na educação técnica em saúde

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias de Santa Catarina - IFSC - Campus Florianópolis-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Alessandra Dias da-
Autor(es): dc.contributor.authorVALER, Salete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-03T11:13:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-03T11:13:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-23-
identificador: dc.identifier.otherOficina Pedagógica para Docentes: formação integral na educação técnica em saúde-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921413-
Resumo: dc.description.abstractA formação técnica em saúde tem como professores, profissionais com qualificação técnica e experiência profissional, mas que em sua maioria, dispõem de pouco conhecimento pedagógico que possibilitem o desenvolvimento de práticas pedagógicas para um processo de ensino-aprendizagem que desenvolva a formação integral do estudante. Inserido no Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), como parte da pesquisa de dissertação intitulada Práticas Pedagógicas para uma Formação Integral na Especialização Técnica de Nível Médio em Urgência e Emergência da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, este produto educacional na tipologia de Oficina, tem como objetivo o compartilhamento junto aos docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, orientações acerca de teorias de ensino e de aprendizagem por meio de atividades didático-pedagógicas permeadas pelo modo dialético e pelos valores éticos-políticos que permeiam as ações educativas para um aprendizado que valorize o ser humano nas suas diversas dimensões e potencialidades. A proposta didática desenvolvida na Oficina Pedagógica foi sustentada pela teoria de ensino da Pedagogia Histórico-Crítica e pela teoria de aprendizagem Sociocultural. A interação entre essas duas teorias promoveu o desdobramento da proposta didática, expressada nos cinco passos (momentos) pedagógicos, sendo: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Com base nos resultados da pesquisa ficou confirmada a necessidade de promover formações pedagógicas permanentes, fundamentadas em teorias de ensino e aprendizagem que propiciem aos docentes uma nova postura, ressignificando as suas práticas, pois a partir desse movimento, os professores se sentiram seguros para planejarem suas atividades pedagógicas.-
Tamanho: dc.format.extent10,5MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectA formação técnica em saúde tem como professores, profissionais com qualificação técnica e experiência profissional, mas que em sua maioria, dispõem de pouco conhecimento pedagógico que possibilitem o desenvolvimento de práticas pedagógicas para um processo de ensino-aprendizagem que desenvolva a formação integral do estudante. Inserido no Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), como parte da pesquisa de dissertação intitulada Práticas Pedagógicas para uma Formação Integral na Especialização Técnica de Nível Médio em Urgência e Emergência da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, este produto educacional na tipologia de Oficina, tem como objetivo o compartilhamento junto aos docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, orientações acerca de teorias de ensino e de aprendizagem por meio de atividades didático-pedagógicas permeadas pelo modo dialético e pelos valores éticos-políticos que permeiam as ações educativas para um aprendizado que valorize o ser humano nas suas diversas dimensões e potencialidades. A proposta didática desenvolvida na Oficina Pedagógica foi sustentada pela teoria de ensino da Pedagogia Histórico-Crítica e pela teoria de aprendizagem Sociocultural. A interação entre essas duas teorias promoveu o desdobramento da proposta didática, expressada nos cinco passos (momentos) pedagógicos, sendo: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Com base nos resultados da pesquisa ficou confirmada a necessidade de promover formações pedagógicas permanentes, fundamentadas em teorias de ensino e aprendizagem que propiciem aos docentes uma nova postura, ressignificando as suas práticas, pois a partir desse movimento, os professores se sentiram seguros para planejarem suas atividades pedagógicas.-
Título: dc.titleOficina Pedagógica para Docentes: formação integral na educação técnica em saúde-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Curso-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons