ENSINO DE HISTÓRIA E AS IDEIAS SOBRE O CONHECIMENTO HISTÓRICO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS HISTÓRICOS DOS PROFESSORES P2 DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVADOR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMA, Thetys Eloi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-03T09:52:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-03T09:52:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E AS IDEIAS SOBRE O CONHECIMENTO HISTÓRICO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS HISTÓRICOS DOS PROFESSORES P2 DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVADORpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921412-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar as concepções de professores sobre o conhecimento histórico e suas práticas pedagógicas para o ensino dos conteúdos históricos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de Salvador. A pesquisa foi realizada com docentes com formação em Pedagogia, atuando como professor P2 de História, e adotou uma abordagem metodológica de pesquisa mista, combinando coleta de dados qualitativos e quantitativos. Através questionários semiestrurados, à luz de algumas discussões no campo do Ensino de História, foram analisadas as ideias desses professores sobre o conhecimento histórico e suas práticas pedagógicas. Os resultados revelam que, embora enfrentem desafios decorrentes da ausência de formação específica na área de História, os professores evidenciam um esforço contínuo em desenvolver e implementar estratégias pedagógicas que lhes permitam abordar o ensino da disciplina de maneira contextualizada. A pesquisa sugere a necessidade de formação continuada para esses docentes, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino de História nos Anos Iniciais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Práticas pedagógicas; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Conhecimento histórico.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E AS IDEIAS SOBRE O CONHECIMENTO HISTÓRICO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS HISTÓRICOS DOS PROFESSORES P2 DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALVADORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA - PROFHISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons