Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio: práticas educacionais e políticas culturais em Duque de Caxias/RJ pela perspectiva do ProfHistória

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIROpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMorais, Susana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-04T19:53:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-04T19:53:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherEscola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio: práticas educacionais e políticas culturais em Duque de Caxias/RJ pela perspectiva do ProfHistóriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921410-
Resumo: dc.description.abstractProduzido no âmbito do Mestrado Profissional em História (ProfHistória), o presente trabalho tem como objetivo principal discutir a Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio para pensar a integração entre educação e cultura a partir do conceito de formação integral. Nessa perspectiva, o primeiro objetivo secundário refere-se a debater o ensino de História a partir da interdisciplinaridade ao articular História e Artes. A dissertação tem como propósito contribuir para uma educação que proporcione a emancipação do sujeito pela cultura, como alternativa à visão predominantemente eurocêntrica e, assim, colaborar para a discussão sobre decolonidade. Para tanto, o segundo objetivo secundário está relacionado a compreensão da História local por meio da articulação com as artes plásticas no universo escolar. Já o terceiro objetivo secundário centra-se em imaginar e executar um mural de grande dimensão nas paredes de uma escola localizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, tendo como referência o Carnaval e, mais especificamente, a Pimpolhos da Grande Rio, ao juntar elementos da arte muralista, com inspiração mexicana, e a literatura de cordel. A pesquisa é exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, sendo realizada através de revisão bibliográfica. Em relação aos resultados da pesquisa, a discussão referente à formação integral conclui que a Pimpolhos da Grande Rio supera o papel de produtora do Carnaval ao estar inserida também no âmbito da educação não formal garantindo possibilidades educativas que impactam nas trajetórias de indivíduos e grupos de Duque de Caxias/RJ. Ainda nas conclusões, a discussão e o produto didático da dissertação garantiram o contato do alunado do ensino médio de uma escola da Baixada Fluminense com o conteúdo histórico ligado ao seu município tendo como referência a história local. Por fim, o mural na parede que foi pensado e executado coletivamente enquanto uma forma de manifestação de arte pública que visa promover a identidade cultural, a história e as questões sociais que envolvem o alunado da turma do CIEP 320 Ercilia Antonia da Silva em Duque de Caxias/RJ.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Formação integral; Cultura; Interdisciplinaridade; Mural; Profhistóriapt_BR
Título: dc.titleEscola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio: práticas educacionais e políticas culturais em Duque de Caxias/RJ pela perspectiva do ProfHistóriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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