Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Morais, Susana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-04T19:53:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-04T19:53:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio: práticas educacionais e políticas culturais em Duque de Caxias/RJ pela perspectiva do ProfHistória | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921410 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Produzido no âmbito do Mestrado Profissional em História (ProfHistória), o presente trabalho tem como objetivo principal discutir a Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio para pensar a integração entre educação e cultura a partir do conceito de formação integral. Nessa perspectiva, o primeiro objetivo secundário refere-se a debater o ensino de História a partir da interdisciplinaridade ao articular História e Artes. A dissertação tem como propósito contribuir para uma educação que proporcione a emancipação do sujeito pela cultura, como alternativa à visão predominantemente eurocêntrica e, assim, colaborar para a discussão sobre decolonidade. Para tanto, o segundo objetivo secundário está relacionado a compreensão da História local por meio da articulação com as artes plásticas no universo escolar. Já o terceiro objetivo secundário centra-se em imaginar e executar um mural de grande dimensão nas paredes de uma escola localizada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, tendo como referência o Carnaval e, mais especificamente, a Pimpolhos da Grande Rio, ao juntar elementos da arte muralista, com inspiração mexicana, e a literatura de cordel. A pesquisa é exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, sendo realizada através de revisão bibliográfica. Em relação aos resultados da pesquisa, a discussão referente à formação integral conclui que a Pimpolhos da Grande Rio supera o papel de produtora do Carnaval ao estar inserida também no âmbito da educação não formal garantindo possibilidades educativas que impactam nas trajetórias de indivíduos e grupos de Duque de Caxias/RJ. Ainda nas conclusões, a discussão e o produto didático da dissertação garantiram o contato do alunado do ensino médio de uma escola da Baixada Fluminense com o conteúdo histórico ligado ao seu município tendo como referência a história local. Por fim, o mural na parede que foi pensado e executado coletivamente enquanto uma forma de manifestação de arte pública que visa promover a identidade cultural, a história e as questões sociais que envolvem o alunado da turma do CIEP 320 Ercilia Antonia da Silva em Duque de Caxias/RJ. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Formação integral; Cultura; Interdisciplinaridade; Mural; Profhistória | pt_BR |
Título: dc.title | Escola de Samba Mirim Pimpolhos da Grande Rio: práticas educacionais e políticas culturais em Duque de Caxias/RJ pela perspectiva do ProfHistória | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_Susana Orozco Morais.pdf | 7.72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921410/2/Dissertação_Susana Orozco Morais.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons