Glossário trilíngue para o desenvolvimento linguístico intercultural de estudantes e professores indígenas e não-indígenas no Ensino Fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAssis, Mayra Dias de-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Andrea da Silva Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-03T14:54:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-03T14:54:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-04-
identificador: dc.identifier.otherGlossario_trilingue_ingles_portugues_guaranipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921397-
Resumo: dc.description.abstractEste Glossário foi elaborado a partir da necessidade de acolher os alunos indígenas que passam pela transição entre os segmentos do Ensino Fundamental. Nesse contexto, a dissertação “Ensino de língua inglesa e educação linguística na perspectiva intercultural: uma experiência no ensino dos povos originários” contribui para promover a reflexão acerca das questões sobre o ensino de estudantes indígenas em contexto interculturais. O produto tem como objetivo principal fortalecer a interculturalidade, essencial para o aprendizado de línguas estrangeiras, promover o respeito e a valorização de diferentes culturas, além de oferecer suporte pedagógico para professores do ensino fundamental. Dessa forma, visamos também facilitar o ensino de múltiplos idiomas em contextos interculturais. O produto aborda expressões e vocabulários relacionados às temáticas de saudações, informações pessoais e números, nos três idiomas. Cada seção ainda traz dois jogos digitais que podem contribuir para o ensino das expressões no cotidiano escolar, facilitando o aprendizado tanto para estudantes indígenas quanto não indígenas. Esses jogos foram criados para reforçar o aprendizado de forma lúdica e interativa, incentivando a participação dos alunos. Para ambientes educacionais com acesso limitado à tecnologia, o glossário oferece atividades imprimíveis, permitindo que os professores utilizem o material em diferentes contextos escolares. O glossário também contribui para a implementação da Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira nos currículos do ensino fundamental e médio. Ao incluir a língua guarani como parte do ensino, o material serve como uma ferramenta prática para promover o respeito e a valorização das culturas indígenas dentro da sala de aula. Em conclusão, este produto educacional é um recurso tanto para o aprimoramento do conhecimento sobre a língua guarani quanto para a promoção de um ensino mais inclusivo e intercultural.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14,6 Mpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Idioma: dc.language.isoenpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGlossário trilínguept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Línguaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Indígenapt_BR
Título: dc.titleGlossário trilíngue para o desenvolvimento linguístico intercultural de estudantes e professores indígenas e não-indígenas no Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB)pt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Glossario_trilingue_ingles_portugues_guarani.pdfGlossario trilingue educação basica educação indigena15,01 MBAdobe PDF/bitstream/capes/921397/2/Glossario_trilingue_ingles_portugues_guarani.pdfDownload

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