Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Assis, Mayra Dias de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Andrea da Silva Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-03T14:54:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-03T14:54:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Glossario_trilingue_ingles_portugues_guarani | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921397 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Glossário foi elaborado a partir da necessidade de acolher os alunos indígenas que passam pela transição entre os segmentos do Ensino Fundamental. Nesse contexto, a dissertação “Ensino de língua inglesa e educação linguística na perspectiva intercultural: uma experiência no ensino dos povos originários” contribui para promover a reflexão acerca das questões sobre o ensino de estudantes indígenas em contexto interculturais. O produto tem como objetivo principal fortalecer a interculturalidade, essencial para o aprendizado de línguas estrangeiras, promover o respeito e a valorização de diferentes culturas, além de oferecer suporte pedagógico para professores do ensino fundamental. Dessa forma, visamos também facilitar o ensino de múltiplos idiomas em contextos interculturais. O produto aborda expressões e vocabulários relacionados às temáticas de saudações, informações pessoais e números, nos três idiomas. Cada seção ainda traz dois jogos digitais que podem contribuir para o ensino das expressões no cotidiano escolar, facilitando o aprendizado tanto para estudantes indígenas quanto não indígenas. Esses jogos foram criados para reforçar o aprendizado de forma lúdica e interativa, incentivando a participação dos alunos. Para ambientes educacionais com acesso limitado à tecnologia, o glossário oferece atividades imprimíveis, permitindo que os professores utilizem o material em diferentes contextos escolares. O glossário também contribui para a implementação da Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira nos currículos do ensino fundamental e médio. Ao incluir a língua guarani como parte do ensino, o material serve como uma ferramenta prática para promover o respeito e a valorização das culturas indígenas dentro da sala de aula. Em conclusão, este produto educacional é um recurso tanto para o aprimoramento do conhecimento sobre a língua guarani quanto para a promoção de um ensino mais inclusivo e intercultural. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 14,6 M | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Glossário trilíngue | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Línguas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Indígena | pt_BR |
Título: dc.title | Glossário trilíngue para o desenvolvimento linguístico intercultural de estudantes e professores indígenas e não-indígenas no Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Glossario_trilingue_ingles_portugues_guarani.pdf | Glossario trilingue educação basica educação indigena | 15,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921397/2/Glossario_trilingue_ingles_portugues_guarani.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons