
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Unipampa | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Ricardo Gomes Lopes | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pedro Fernando Teixeira Dorneles | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Luiz Antonio Dworakowski | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Januario Dias Ribeiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-02-01T12:36:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-02-01T12:36:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921392 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | ciências que buscou responder as seguintes questões de pesquisa: o referencial teórico pensamento computacional pode ser aplicado na plataforma Arduino? Os pilares do pensamento computacional eles podem ser intercambiáveis? Quais os efeitos da construção de uma aplicação levando os interesses dos estudantes? Qual o efeito da contextualização de uma aplicação no Arduino em relação ao interesse do estudante? Para sua elaboração utilizou-se o seguinte referencial teórico: pensamento computacional e a análise dos dados foi feita usando metodologia qualitativa baseada na pesquisa de uma intervenção pedagógica proposta por Damiani (2013). A intervenção foi aplicada no clube de ciências com voluntários e bolsistas júnior do projeto feira /de ciências do campus Bagé na Escola Estadual de Ensino Médio Jerônimo Mércio da Silveira no período de 27 de outubro de 2021 até 09 de dezembro de 2021 a aplicação do primeiro capítulo do produto e de 09 de setembro de 2022 até 24 de novembro de 2022 o segundo capítulo, tendo um total de 11 horas de aplicação. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Título: dc.title | Guia de Projetos e Epxerimentos nas Plataformas Arduino e ESP32 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto_Educacional_Ricardo_Gomes_Lopes 2023.pdf | 7.82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921392/1/Produto_Educacional_Ricardo_Gomes_Lopes 2023.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: