Alimentação e História de Goiás nos diários de viajantes estrangeiros (século XIX): Orientações didáticas para o ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDE CARVALHO CARDOSO, KELSON CARLOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-31T19:18:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-31T19:18:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherDissertação - Kelson - ProfHistóriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921375-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo utilizar os relatos dos viajantes estrangeiros do Oitocentos que percorreram a província de Goiás - especialmente John Emannuel Pohl, Auguste de Saint- Hilaire, George Gardner, Francis Castelnau e Raimundo da Cunha Mattos - para compreender a sociedade goiana no século XIX a partir da história da alimentação. E, a partir desta reflexão, elaboramos um Ebook didático para ser utilizado como material pedagógico para os alunos do ensino fundamental. Os referidos viajantes descreveram a província de Goiás como um lugar de escassez e fome baseado na produção de gêneros para a subsistência, além de ressaltar a estagnação econômica, contribuindo para a consolidação da ideia de decadência, conceito que se transformou em linha de interpretação de Goiás após a crise aurífera. Estas narrativas podem ser problematizadas em sala de aula para fomentar a compreensão dos estudantes sobre a História de Goiás, pensando a alimentação e a história material como eixos norteadores do processo ensino-aprendizagem. Ressalta-se, ainda, que estas fontes históricas são amplamente utilizadas nos estudos acadêmicos, mas pouco exploradas como fontes de pesquisa no ensino de História. Assim, essa pesquisa reforça a capacidade da História da Alimentação de facilitar o entendimento histórico a partir de metodologias e fontes históricas ainda pouco exploradas no espaço escolar, criando alternativas pedagógicas que superem os clássicos enfoques políticos e econômicos nas aulas de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20.639kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Alimentação em Goiás; Ensino de História; Saberes e práticas no espaço escolar; Cotidiano escolar e saberes históricos; Memória e identidade; Escola, currículo e ensino de história.pt_BR
Título: dc.titleAlimentação e História de Goiás nos diários de viajantes estrangeiros (século XIX): Orientações didáticas para o ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons