Entre itinerários e disputas: hegemonia, práxis e consciência histórica para além do novo ensino médio

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - FACULDADE DE HISTÓRIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS SEVERINO, MÁRCIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-31T15:44:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-31T15:44:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherÚLTIMA VERSÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921374-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação explora a disputa hegemônica de projetos educacionais e de atores da área de educação no ensino médio considerando a consolidação da Lei do Novo Ensino Médio (NEM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao analisar a BNCC de História desde 2015 até a versão vigente, busca-se entender seu alinhamento com o projeto dos reformadores empresariais da educação, sendo uma linha de análise. Outro ponto de análise reside nas propostas de itinerários formativos da OI Nave Futuro, as quais apresentam um viés empreendedorista, diferenciando-se das sugestões dos professores da educação básica. A conclusão levantada é que essas propostas refletem perspectivas distintas sobre o papel do ensino médio na formação dos estudantes. A dissertação também explora a observação de que o Novo Ensino Médio, os itinerários formativos e as disciplinas eletivas contribuem para a precarização das relações de trabalho, esvaziando a reflexão e a práxis na educação. Adicionalmente, considera-se a Aula Histórica, por meio da Didática Reconstrutivista da História, como uma metodologia que pode ser incorporada para a disciplina de história no NEM. A conclusão é que essa abordagem pode problematizar o mundo do trabalho, promovendo uma perspectiva reflexiva e contribuindo para uma educação mais crítica. A dissertação propõe uma abordagem metodológica de análise documental e qualitativa, aplicada de forma explicativa. Essa metodologia visa examinar documentos oficiais, propostas de itinerários formativos, disciplinas eletivas e demais materiais relacionados à BNCC, ao NEM e aos reformadores empresariais da educação. A parte propositiva da dissertação inclui a criação de um site e um e-book temático destinado ao público docente. Esse projeto visa disseminar informações relevantes sobre a BNCC, o NEM e as influências dos reformadores empresariais na educação. O site e o E-book temático, além de serem uma extensão prática da dissertação, visam impactar de maneira efetiva a comunidade educacional, promovendo a reflexão e a troca de informações entre os profissionais da área.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent66.012KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Escola, Currículo e Ensino de História; Aprendizagem Histórica; Novo Ensino Médio; Base Nacional Comum Curricular; Didática Reconstrutivista da História.pt_BR
Título: dc.titleEntre itinerários e disputas: hegemonia, práxis e consciência histórica para além do novo ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
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