A Relevância como Propriedade da Aquisição de Línguas Adicionais

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Autor(es): dc.contributorEditora Inovarpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Marina Xavier-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-02-01T00:13:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-02-01T00:13:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-24-
identificador: dc.identifier.otherA Relevância como Propriedade da Aquisição de Línguas Adicionaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921361-
Resumo: dc.description.abstractAs pesquisas sobre línguas adicionais desenvolvidas ao longo dos últimos anos buscam identificar como o fenômeno de aquisição ocorre e quais são os caminhos que o professor pode explorar para que essa aquisição seja efetiva. No entanto, as diversas teorias postuladas se tornam ineficazes quando diferem de forma desmedida, ao invés de aprofundarem conceitos já existentes. Um dos pontos que comprova esta afirmação é a distinção entre as concepções sociais e cognitivas que são vistas como aspectos separados pelos pesquisadores. Neste livro discutimos as relações entre relevância, propriedade cognitiva postulada por Sperber e Wilson (1986), e aquisição de línguas adicionais. Destarte, acreditamos que a Pragmática, área da Linguística que estuda o uso da língua(gem) em interação, pode auxiliar a explicar como o fenômeno da aquisição de línguas adicionais acontece. Postulamos que a relevância (elemento que seleciona a entrada de dados (input), o auxilia durante o processamento cognitivo e, posteriormente, determina se a implicatura do processamento será internalizada) funciona nos âmbitos social e cognitivo simultaneamente, o que permite uma explicação mais coerente de processos de criação e internalização linguística em esferas sociais. Fizemos um recorrido teórico da Pragmática Cognitiva a fim de levantar questões pragmáticas complementares às da Teoria da Relevância, bem como teorias sobre a aquisição de segundas línguas e estudos significativos para a área. Também revemos o conceito motivação, estudado por nós em 2017 e que foi uma das premissas para o atual texto. Buscamos coadunar os aspectos sociais e cognitivos, formando uma estrutura completa para nosso estudo. Evidenciamos que a presunção de relevância seria um elemento que impulsionaria a recepção e processamento dos inputs do professor, mostrando que sempre haverá alguma relevância nesta entrada de dados (expectativa de relevância). Além disso, propusemos que, quando alguns enunciados não forem relevantes informativamente eles poderão sê-lo emotivamente, de forma que a relevância possui duas facetas: a relevância informativa e a relevância emotiva. Estas estão interligadas e irão interferir no processamento final e na resposta emitida pelo estudante referente ao enunciado do professor. ISBN 978-65-5388-284-3 DOI 10.36926/editorainovar-978-65-5388-284-3pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
Título: dc.titleA Relevância como Propriedade da Aquisição de Línguas Adicionaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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A relevância como propriedade da aquisição de línguas adicionais.pdfAs pesquisas sobre línguas adicionais desenvolvidas ao longo dos últimos anos buscam identificar como o fenômeno de aquisição ocorre e quais são os caminhos que o professor pode explorar para que essa aquisição seja efetiva. No entanto, as diversas teorias postuladas se tornam ineficazes quando diferem de forma desmedida, ao invés de aprofundarem conceitos já existentes. Um dos pontos que comprova esta afirmação é a distinção entre as concepções sociais e cognitivas que são vistas como aspectos separados pelos pesquisadores.3.42 MBAdobe PDF/bitstream/capes/921361/1/A relevância como propriedade da aquisição de línguas adicionais.pdfDownload