
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO GOIÁS | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | GOMES OLIVEIRA, GABRIELLE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-30T17:06:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-30T17:06:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação- BRASIL, 2016- CULTURA HISTÓRICA DIGITAL E CONCEITOS QUE CONSTROEM A HISTÓRIA PRESENTE NO AMBIENTE ESCOLAR-Gabrielle Gomes Oliveira_compressed.pdf | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921341 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | No cenário político e social do Brasil do século XXI, o governo da presidente Dilma Rousseff, entre 2013 e 2016, se tornou objeto de disputa entre a grande mídia que legitimou o processo de impeachment e os historiadores que denunciaram a ação como um golpe à democracia. Parte dessa disputa conceitual se deu por meio das redes sociais, impulsionada pelos diversos movimentos sociais na chamada Jornada de Junho de 2013; essas narrativas atingiram os diferentes setores da sociedade e consequentemente o ambiente escolar, no qual os alunos, como sujeitos integrantes da sua comunidade, criam e reproduzem os discursos e conceitos propagados pela Cultura Digital. Esse período marca um movimento de mudança no tempo presente que gera debates e impacta no modo como os alunos compreendem o passado, o presente e o futuro. No Ensino de História a pergunta que se coloca é: como promover a formação histórica dos alunos em um contexto de disputas narrativas e ideológicas? Para responder tal pergunta, são analisados os discursos produzidos pelos historiadores na obra Historiadores pela Democracia: o golpe de 2016 e a força do passado (2016), e as narrativas publicadas pelo G1, portal de notícias online do grupo Globo. A presente pesquisa visa pensar a relação entre conceitos e aprendizagem histórica do Tempo Presente e da História Pública na era das mídias sociais por meio do contexto político brasileiro no ano de 2016, marcado pelas disputas de narrativas em torno do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Além disso, é apresentada uma proposta metodológica que corresponde a uma demanda atual de um ensino de história: a criação de um jogo sobre as diferentes narrativas produzidas sobre o período, na perspectiva da educação histórica e que incorpora os conceitos-chave formadores do pensamento histórico. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7128K | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Educação Histórica; História do Tempo Presente; Cultura Digital; História Pública; Jogos. | pt_BR |
| Título: dc.title | BRASIL, 2016: CULTURA HISTÓRICA DIGITAL E CONCEITOS QUE CONSTROEM A HISTÓRIA PRESENTE NO AMBIENTE ESCOLAR | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons