Trilha de Aprendizagem: Projeto Evolução

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo-
Autor(es): dc.contributor.authorCasses, Raquel Fiuza-
Autor(es): dc.contributor.authorAdinolfi, Valeria Trigueiro Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-30T14:27:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-30T14:27:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-17-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacional_RaquelFiuzaCasses.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921330-
Resumo: dc.description.abstractEsse material, apresentado como Produto Educacional, é parte integrante da pesquisa intitulada “Explorando a consciência de pertencimento à biosfera na prática docente: uma perspectiva autobiográfica” desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), sob orientação da Professora Doutora Valéria Trigueiro Santos Adinolfi. O Produto Educacional consiste em uma trilha de aprendizagem, o Projeto Evolução, um percurso não linear que, tal como uma trilha em meio à natureza, nos desafia a explorar novos caminhos e a superar obstáculos em busca de um objetivo maior: o desenvolvimento de uma consciência de pertencimento à biosfera. Como uma caminhada em meio à vastidão natural, o Projeto Evolução é uma travessia que perpassa por terrenos variados. Os caminhos, muitas vezes íngremes, curvilíneos e desafiadores, oferecem obstáculos que requerem persistência, esforço e reflexão, mas também revelam paisagens de grande beleza, significado e aprendizado. Cada passo, mesmo que incerto, nos conduz a novas percepções e nos aproxima de uma compreensão mais profunda da nossa interdependência com o meio ambiente. O percurso não é definido por rotas previsíveis, mas pelo convite à exploração pessoal e coletiva. Os desafios do percurso refletem as inúmeras oportunidades de transformação, permitindo que cada participante construa sua própria compreensão do vínculo essencial com a biosfera. O Projeto Evolução conduz a uma trajetória educacional que demanda envolvimento ativo e reflexão. Ao final da jornada, o que emerge é um olhar renovado sobre a natureza — não mais vista como externa, mas como parte intrínseca de quem somos.-
Tamanho: dc.format.extent2.923k-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectmetodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectensino de biologia-
Palavras-chave: dc.subjecttransformação docente e discente-
Título: dc.titleTrilha de Aprendizagem: Projeto Evolução-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons