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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NETO, ANTONIO LUIZ DE SANTANA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-29T15:58:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-29T15:58:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | Formações Continuadas “outras” de professores de História/ por uma educação “amefricana” e antirracista | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921325 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa produzida no Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, na Universidade Regional do Cariri-URCA, permeia o universo das formações continuadas, ensino de história e o elemento condutor às Relações Étnico-Raciais - EREs, na região do Cariri, mais especificamente no município de Jardim-CE. A objetividade central deste trabalho é compreender como possibilitar a promoção da educação para as relações étnico-raciais de forma propositiva, positiva e antirracista no ambiente das formações continuadas dos professores de história que lecionam na modalidade do ensino fundamental anos finais. A base teórica desta investigação dialogou com autores estudiosos da afrodescendência, em destaque os pesquisadores: Henrique Cunha Júnior (2001); Cícera Nunes (2010; 2011 e 2021); Maria Telvira Conceição (2015); Antonia Valdenia (2020); Cida Bento (2022); Nilma Lino Gomes (2013 e 2017); Grada Kilmba (2019) Beatriz Nascimento (2021 e 2022) e em destaque, Lélia Gonzales (1988) da qual, utilizei como base a categoria Cultural da Amefricanidade. Além desses, foram abordados autores que trabalham com educação e formações continuadas como Anderson Santos (2013); Luiz Fernades Oliveira (2010 e 2014); Cícera Nunes (2010; 2011 e 2021) e Flávia Eloisa Caimi (2006). Como proposta interventiva foi tensionada um ciclo de formação com os 18 professores que compõem o quadro de educadores da área de Ciências Humanas no município de Jardim-CE. Assim, é proposta uma possibilidade de construção de uma formação outra e amefricana, que respeite e inclua a pluralidade e diversidade de visões a respeito da identidade do povo brasileiro de forma a positivá-las. Concluiu-se que nessas formações deverá haver a compreensão de que a população africana e afrodiaspórica não são contribuintes na formação da história e cultura brasileira, mais sim, participantes ativas nessa construção. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Formações continuadas outras; Relações Étnico-raciais; Educação antirracista | pt_BR |
Título: dc.title | Formações Continuadas “outras” de professores de História: por uma educação “amefricana” e antirracista | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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