Formações Continuadas “outras” de professores de História: por uma educação “amefricana” e antirracista

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariript_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNETO, ANTONIO LUIZ DE SANTANA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-29T15:58:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-29T15:58:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherFormações Continuadas “outras” de professores de História/ por uma educação “amefricana” e antirracistapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921325-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa produzida no Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, na Universidade Regional do Cariri-URCA, permeia o universo das formações continuadas, ensino de história e o elemento condutor às Relações Étnico-Raciais - EREs, na região do Cariri, mais especificamente no município de Jardim-CE. A objetividade central deste trabalho é compreender como possibilitar a promoção da educação para as relações étnico-raciais de forma propositiva, positiva e antirracista no ambiente das formações continuadas dos professores de história que lecionam na modalidade do ensino fundamental anos finais. A base teórica desta investigação dialogou com autores estudiosos da afrodescendência, em destaque os pesquisadores: Henrique Cunha Júnior (2001); Cícera Nunes (2010; 2011 e 2021); Maria Telvira Conceição (2015); Antonia Valdenia (2020); Cida Bento (2022); Nilma Lino Gomes (2013 e 2017); Grada Kilmba (2019) Beatriz Nascimento (2021 e 2022) e em destaque, Lélia Gonzales (1988) da qual, utilizei como base a categoria Cultural da Amefricanidade. Além desses, foram abordados autores que trabalham com educação e formações continuadas como Anderson Santos (2013); Luiz Fernades Oliveira (2010 e 2014); Cícera Nunes (2010; 2011 e 2021) e Flávia Eloisa Caimi (2006). Como proposta interventiva foi tensionada um ciclo de formação com os 18 professores que compõem o quadro de educadores da área de Ciências Humanas no município de Jardim-CE. Assim, é proposta uma possibilidade de construção de uma formação outra e amefricana, que respeite e inclua a pluralidade e diversidade de visões a respeito da identidade do povo brasileiro de forma a positivá-las. Concluiu-se que nessas formações deverá haver a compreensão de que a população africana e afrodiaspórica não são contribuintes na formação da história e cultura brasileira, mais sim, participantes ativas nessa construção.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Formações continuadas outras; Relações Étnico-raciais; Educação antirracistapt_BR
Título: dc.titleFormações Continuadas “outras” de professores de História: por uma educação “amefricana” e antirracistapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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