As Muitas Vozes de Icó – CE: Ensino de História Local e Memória

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariript_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVIEIRA, FRANCISCA CLAUDIANA DO NASCIMENTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-29T15:50:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-29T15:50:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherAs Muitas Vozes de Icó – CE: Ensino de História Local e Memóriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921323-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho de pesquisa tem como objeto de estudo a História de Icó-CE, destacando a narrativa apresentada na História Local e o silenciamento da história dos povos indígenas e africanos. A linha de pesquisa se insere em saberes históricos no espaço escolar. O estudo tem como objetivo, identificar outras possibilidades para o Ensino de História Local em Icó, que aborde a história além dos europeus. Para isso, se desenvolveu um estudo sobre a História Local apresentada e evidenciada pela população icoense, onde a Icó, se destaca como uma cidade cheia de história e memorias, evidenciados também no sítio histórico tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico e cultural no ano de 1998. A partir desse estudo, sobre a história da cidade, uma investigação sobre a história não contada ou não evidenciada se desenvolve, trazendo povos silenciados que coexistiram com os europeus no processo de formação da cidade, como os povos originários Icós, e os povos africanos. Essa lógica de exaltação e silenciamento na História Local na construção da cidade, será compreendida a partir das ideias de Homi Bhabha (1998) que trás os conceitos de hibridismo, multiculturalismo e fronteiras para uma compreensão da narrativa apresentada na História de Icó. As ideias de Bhabha (1998), destacam uma visão que exalta e valoriza todos os povos e permite compreender o Icó, como um local de cultura. A partir dessa compreensão, se desenvolve um estudo sobre o ensino de História Local, que valorize o multiculturalismo, o hibridismo e as fronteiras existente na história de Icó e deve ser oferecido a população. Com base, nos dados da pesquisa, apresenta-se a necessidade de uma estratégia para trabalhar o Ensino de História Local na cidade, e assim, é produzida duas oficinas de História Local para os professores de História e demais profissionais de ensino para o trabalho da disciplina.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. História Local. Icó-CE.pt_BR
Título: dc.titleAs Muitas Vozes de Icó – CE: Ensino de História Local e Memóriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
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