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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | VIEIRA, FRANCISCA CLAUDIANA DO NASCIMENTO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-29T15:50:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-29T15:50:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | As Muitas Vozes de Icó – CE: Ensino de História Local e Memória | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921323 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O trabalho de pesquisa tem como objeto de estudo a História de Icó-CE, destacando a narrativa apresentada na História Local e o silenciamento da história dos povos indígenas e africanos. A linha de pesquisa se insere em saberes históricos no espaço escolar. O estudo tem como objetivo, identificar outras possibilidades para o Ensino de História Local em Icó, que aborde a história além dos europeus. Para isso, se desenvolveu um estudo sobre a História Local apresentada e evidenciada pela população icoense, onde a Icó, se destaca como uma cidade cheia de história e memorias, evidenciados também no sítio histórico tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico e cultural no ano de 1998. A partir desse estudo, sobre a história da cidade, uma investigação sobre a história não contada ou não evidenciada se desenvolve, trazendo povos silenciados que coexistiram com os europeus no processo de formação da cidade, como os povos originários Icós, e os povos africanos. Essa lógica de exaltação e silenciamento na História Local na construção da cidade, será compreendida a partir das ideias de Homi Bhabha (1998) que trás os conceitos de hibridismo, multiculturalismo e fronteiras para uma compreensão da narrativa apresentada na História de Icó. As ideias de Bhabha (1998), destacam uma visão que exalta e valoriza todos os povos e permite compreender o Icó, como um local de cultura. A partir dessa compreensão, se desenvolve um estudo sobre o ensino de História Local, que valorize o multiculturalismo, o hibridismo e as fronteiras existente na história de Icó e deve ser oferecido a população. Com base, nos dados da pesquisa, apresenta-se a necessidade de uma estratégia para trabalhar o Ensino de História Local na cidade, e assim, é produzida duas oficinas de História Local para os professores de História e demais profissionais de ensino para o trabalho da disciplina. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. História Local. Icó-CE. | pt_BR |
| Título: dc.title | As Muitas Vozes de Icó – CE: Ensino de História Local e Memória | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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