Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do Cariri | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, FRANCISCO HELENITO DE SÁ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-29T15:48:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-29T15:48:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCAÇÃO AQUARTELADA: O MILITARISMO COMO PEDAGOGIA DE FERRO A SERVIÇO DAS ESTRATÉGIAS DA DOMINAÇÃO LIBERAL- CONSERVADORA NO BRASIL ATUAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921322 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho consiste na análise de como o ensino militarizado tem sido utilizado pelo neoconservadorismo brasileiro, em especial o reacionário, com nuances neofascistas, como estratégia de dominação social para o prolongamento da manutenção do status quo. Aqui observamos, pela perspectiva do materialismo histórico, como o referido grupo, em parceria com o neoliberalismo, utiliza-se do militarismo em todas as suas faces, seja política, armamentista ou educacional, para manter o domínio sobre a classe trabalhadora. Para além dos materiais bibliográficos, serviram como fontes para esta pesquisa documentos como matérias jornalísticas, decretos, regulamentos e editais que criam, regulamentam e regem esse modelo de ensino, tanto o já há algum tempo existente, como é o caso dos colégios militares das forças armadas e das forças de segurança estaduais e do Distrito Federal, quanto o modelo à parte, o recém-criado e também já encerrado PECIM - Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Utilizamos também documentos como projetos de lei e decretos que alteraram ou visam alterar a estrutura educacional para que a educação possa ser instrumentalizada a serviço do projeto de poder e dominação dos ultraliberais e dos conservadores, exemplos disso são a reforma do ensino médio, a autorização do ensino domiciliar (homeschooling) e as várias tentativas de imposição do projeto Escola Sem Partido. Aqui constatamos que o projeto de ampliação do modelo de ensino militarizado busca atingir o maior número possível de crianças, jovens e adolescentes com o objetivo de “adestrá-los” para que se tornem adultos adequados ao sistema vigente, disciplinados para seguirem as determinações mantenedoras e fortalecedoras da ordem social em vigor. Não deixamos de considerar que, para tanto, faz-se também necessário o uso de uma ferramenta indispensável, o negacionismo, responsável por minar, além de outras coisas, as práticas e os discursos que contestam o sistema capitalista, principalmente os oriundos do ensino de história, e blindá-lo com narrativas que reforçam as ideologias que o mantêm. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, conservadorismo, militarismo, negacionismo. | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO AQUARTELADA: O MILITARISMO COMO PEDAGOGIA DE FERRO A SERVIÇO DAS ESTRATÉGIAS DA DOMINAÇÃO LIBERAL- CONSERVADORA NO BRASIL ATUAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons