
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Zinalda Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-29T11:52:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-29T11:52:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-29 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A leitura de obra literária a partir da aplicação de estratégias e atividades das metodologias ativas nas aulas de inglês: conceitos e práticas | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921316 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este material no formato e-book é o produto educacional decorrente da minha experiência/ vivência em sala de aula e da pesquisa desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2021 e 2024, cuja dissertação é intitulada: “Educação linguística de inglês com o uso de metodologias ativas: a construção do conhecimento a partir da leitura da obra Wonder de R. J. Palacio em uma escola pública”. Para realizar a pesquisa foram ministradas aulas entre os meses de abril, maio e junho de 2023, no Colégio Estadual Santa Fé, em Aparecida de Goiânia (GO), com a participação de 28 alunos da 2ª série do Ensino Médio, com idade entre 15 e 17 anos. As aulas aconteceram semanalmente, distribuídas em quatro encontros, com duração de 1 hora e 40 minutos cada, completando o total de seis horas. Por meio desta práxis pude planejar, elaborar, aplicar e analisar duas estratégias das metodologias ativas, a saber: o modelo de rotação por estação e a aprendizagem em espiral, com base em Bacich e Moran (2015) e em Camargo e Daros (2018, 2021), para trabalhar a Educação Linguística de Inglês utilizando o livro literário Wonder, de Raquel Jaramillo Palacio (R. J. Palacio). A escolha deste livro se deu pelo fato de ele trazer temas relevantes, como o bullying, o respeito, a socialização, a empatia, entre outros, de uma forma sensível e comovente, o que eu acredito que pode ajudar a desenvolver, nos alunos, pensamentos e comportamentos que contribuam para o estabelecimento de uma sociedade mais justa e humana. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.211 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura de obras literárias | pt_BR |
| Título: dc.title | A leitura de obra literária a partir da aplicação de estratégias e atividades das metodologias ativas nas aulas de inglês: conceitos e práticas | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons