A leitura de obra literária a partir da aplicação de estratégias e atividades das metodologias ativas nas aulas de inglês: conceitos e práticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Zinalda Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-29T11:52:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-29T11:52:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-29-
identificador: dc.identifier.otherA leitura de obra literária a partir da aplicação de estratégias e atividades das metodologias ativas nas aulas de inglês: conceitos e práticaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921316-
Resumo: dc.description.abstractEste material no formato e-book é o produto educacional decorrente da minha experiência/ vivência em sala de aula e da pesquisa desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2021 e 2024, cuja dissertação é intitulada: “Educação linguística de inglês com o uso de metodologias ativas: a construção do conhecimento a partir da leitura da obra Wonder de R. J. Palacio em uma escola pública”. Para realizar a pesquisa foram ministradas aulas entre os meses de abril, maio e junho de 2023, no Colégio Estadual Santa Fé, em Aparecida de Goiânia (GO), com a participação de 28 alunos da 2ª série do Ensino Médio, com idade entre 15 e 17 anos. As aulas aconteceram semanalmente, distribuídas em quatro encontros, com duração de 1 hora e 40 minutos cada, completando o total de seis horas. Por meio desta práxis pude planejar, elaborar, aplicar e analisar duas estratégias das metodologias ativas, a saber: o modelo de rotação por estação e a aprendizagem em espiral, com base em Bacich e Moran (2015) e em Camargo e Daros (2018, 2021), para trabalhar a Educação Linguística de Inglês utilizando o livro literário Wonder, de Raquel Jaramillo Palacio (R. J. Palacio). A escolha deste livro se deu pelo fato de ele trazer temas relevantes, como o bullying, o respeito, a socialização, a empatia, entre outros, de uma forma sensível e comovente, o que eu acredito que pode ajudar a desenvolver, nos alunos, pensamentos e comportamentos que contribuam para o estabelecimento de uma sociedade mais justa e humana.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.211 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLeitura de obras literáriaspt_BR
Título: dc.titleA leitura de obra literária a partir da aplicação de estratégias e atividades das metodologias ativas nas aulas de inglês: conceitos e práticaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons