
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar o Saber | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Richter, Aline Raquel | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Turcato da Costa, Cristiane | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Damke, Nelson Davi | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Adriana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Dutra Maciel, Rosiara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-29T10:57:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-29T10:57:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://submissoesrevistacientificaosaber.com/index.php/rcmos/article/view/836 | - |
| identificador: dc.identifier.other | EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921314 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho analisa as questões sociológicas que influenciam a educação pública no Brasil, com foco nas desigualdades sociais, no racismo estrutural e nas políticas alternativas para promover inclusão e equidade. Por meio de uma revisão bibliográfica, o estudo aborda o desenvolvimento histórico da educação pública, destacando como o sistema educacional reflete e reforça as desigualdades estruturais. Fatores como exclusão econômica, segregação espacial e disparidades raciais limitam o acesso à educação de qualidade, impactando especialmente as populações negras e vulneráveis. A pesquisa evidenciou que o racismo estrutural se manifesta nas práticas escolares e nos currículos, que historicamente negligenciaram a representatividade cultural afro-brasileira. Políticas afirmativas, como cotas raciais e o ProUni, têm contribuído para reduzir essas desigualdades, mas desafios como a implementação plena da Lei 10.639/03 e a capacitação docente permanecem. Iniciativas internacionais, como os modelos educacionais nórdicos, reforçam a importância de integrar equidade e qualidade no planejamento educacional. O estudo conclui que a transformação do sistema educacional brasileiro requer o fortalecimento de políticas públicas inclusivas, que enfrentem as barreiras estruturais e promovam a justiça social. Sugere-se um investimento contínuo na formação docente, infraestrutura e integração de práticas inovadoras. Este trabalho contribui para o debate acadêmico ao propor caminhos para a construção de uma educação pública que seja efetivamente inclusiva e promotora de equidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 683 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO PÚBLICA | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | BRASIL | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | EQUIDADE EDUCACIONAL | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | POLÍTICAS DE INCLUSÃO | pt_BR |
| Título: dc.title | QUESTÕES SOCIOLÓGICAS E EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL ATUAL: ENTRE DESAFIOS E ALTERNATIVAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons