Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Sergipe | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, Glória Maria Vasconcelos Santos, Elza Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-29T03:03:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-29T03:03:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Glória Maria Vasconcelos Amaral | - |
identificador: dc.identifier.other | Podcast Literário Poesia | - |
identificador: dc.identifier.other | Podcast Literário Romance | - |
identificador: dc.identifier.other | Podcast Literário Autobiografia | - |
identificador: dc.identifier.other | Podcast Literário Suspense Terror | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921291 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Dada a importância da leitura para a vida escolar e a formação cidadã dos estudantes, esta pesquisa buscou compreender o cenário dessa temática no Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, além de contribuir para a formação de leitores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo foi desenvolvido a partir de levantamento bibliográfico, sendo guiado por autores como Lajolo e Freire, que oferecem uma visão essencial sobre a leitura do mundo, e Rojo, que enriquece a discussão sobre multiletramentos. A pesquisa também se apoiou nos princípios da EPT, conforme estabelecido pela legislação, utilizando as ideias de teóricos como Saviani e Frigotto para fundamentar suas intenções pedagógicas. Como parte do trabalho, foi criado o Podcast Literário, um produto educacional desenvolvido pelos próprios estudantes, que serve como recurso tecnológico para promover a interação entre eles. O estudo objetivou analisar como se processa essa interação entre estudantes leitores e não leitores na produção do podcast, orientando-se pela seguinte questão: de que forma a interação entre estudantes leitores e não leitores pode influenciar na formação de novos leitores na Educação Profissional e Tecnológica, do Campus Aracaju, do Instituto Federal de Sergipe? A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, onde a pesquisadora analisou a realidade a partir de uma perspectiva interpretativa. A pesquisa estruturou-se em quatro fases: (1) coleta de dados por meio de questionários com questões abertas e fechadas, visando avaliar os perfis leitor e tecnológico dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado; (2) entrevistas semiestruturadas com os participantes do Podcast, para coletar opiniões e informações diretas sobre seus perfis; (3) produção do Podcast Literário, como produto educacional; e (4) aplicação de um questionário em sala de aula para avaliar a recepção do produto pelo público-alvo. Considerando o papel do professor como principal incentivador da leitura no ambiente escolar, este trabalho visa colaborar na construção de uma atitude crítica e no aumento da capacidade de interpretação dos estudantes. Também se propõe a cooperar com professores, oferecendo um recurso que auxilia na motivação à leitura em sala de aula. Os resultados indicam que o podcast e a interação promovida entre os estudantes no processo de sua criação são eficazes para incentivar a leitura literária no ambiente escolar. Espera-se que esta pesquisa inspire reflexões sobre o fomento à leitura, considerando as tecnologias disponíveis e o potencial colaborativo dos estudantes. Novas investigações poderão ser realizadas nesse sentido, garantindo que a leitura, essencial para o conhecimento, continue a formar indivíduos capazes de interpretar sua realidade e o mundo que os cerca. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2.577kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP3 | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Podcast | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | - |
Título: dc.title | LEITORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PODCAST LITERÁRIO NO CAMPUS ARACAJU (IFS) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa da dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Áudios |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação GLÓRIA MARIA VASCONCELOS AMARAL.pdf | Given the importance of reading for students' academic life and citizenship development, this research aimed to understand the landscape of this topic at the Aracaju Campus of the Federal Institute of Sergipe, as well as to contribute to the formation of readers in Professional and Technological Education (PTE). The study was developed through a bibliographic review, guided by authors such as Lajolo and Freire, who offer an essential view on the reading of the world, and Rojo, who enriches the discussion on multiliteracies. The research also relied on the principles of PTE, as established by legislation, using the ideas of theorists like Saviani and Frigotto to ground its pedagogical intentions. | 2,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921291/2/Dissertação GLÓRIA MARIA VASCONCELOS AMARAL.pdfDownload |
Podcast Literário Poesia.mpeg | The Literary Podcast is an Educational Product, linked to the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education - ProfEPT - IFS. The Literary Podcast was produced by students of the Integrated High School, from the Aracaju campus, of the Instituto Federal de Sergipe (IFS). It consists of four episodes on the theme of Literature. The students present the literary genres: Poetry, Autobiography, Romance, Suspense and Horror, based on their preferences, perceptions and experiences with the world of literature. | 8,31 MB | MPEG | /bitstream/capes/921291/3/Podcast Literário Poesia.mpegDownload |
Podcast Literário Romance.mpeg | The Literary Podcast is an Educational Product, linked to the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education - ProfEPT - IFS. The Literary Podcast was produced by students of the Integrated High School, from the Aracaju campus, of the Instituto Federal de Sergipe (IFS). It consists of four episodes on the theme of Literature. The students present the literary genres: Poetry, Autobiography, Romance, Suspense and Horror, based on their preferences, perceptions and experiences with the world of literature. | 11,34 MB | MPEG | /bitstream/capes/921291/4/Podcast Literário Romance.mpegDownload |
Podcast Literário Autobiografia.mpeg | The Literary Podcast is an Educational Product, linked to the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education - ProfEPT - IFS. The Literary Podcast was produced by students of the Integrated High School, from the Aracaju campus, of the Instituto Federal de Sergipe (IFS). It consists of four episodes on the theme of Literature. The students present the literary genres: Poetry, Autobiography, Romance, Suspense and Horror, based on their preferences, perceptions and experiences with the world of literature. | 4,23 MB | MPEG | /bitstream/capes/921291/5/Podcast Literário Autobiografia.mpegDownload |
PODCAST LITERÁRIO - SUSPENSE TERROR .mp3 | The Literary Podcast is an Educational Product, linked to the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education - ProfEPT - IFS. The Literary Podcast was produced by students of the Integrated High School, from the Aracaju campus, of the Instituto Federal de Sergipe (IFS). It consists of four episodes on the theme of Literature. The students present the literary genres: Poetry, Autobiography, Romance, Suspense and Horror, based on their preferences, perceptions and experiences with the world of literature. | 19,34 MB | MPEG-3 Audio | /bitstream/capes/921291/6/PODCAST LITERÁRIO - SUSPENSE TERROR .mp3Download |
Podcast Literário.pdf | 8,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921291/7/Podcast Literário.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons