LEITORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PODCAST LITERÁRIO NO CAMPUS ARACAJU (IFS)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Sergipe-
Autor(es): dc.contributor.authorAmaral, Glória Maria Vasconcelos Santos, Elza Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-29T03:03:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-29T03:03:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-29-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Glória Maria Vasconcelos Amaral-
identificador: dc.identifier.otherPodcast Literário Poesia-
identificador: dc.identifier.otherPodcast Literário Romance-
identificador: dc.identifier.otherPodcast Literário Autobiografia-
identificador: dc.identifier.otherPodcast Literário Suspense Terror-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921291-
Resumo: dc.description.abstractDada a importância da leitura para a vida escolar e a formação cidadã dos estudantes, esta pesquisa buscou compreender o cenário dessa temática no Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, além de contribuir para a formação de leitores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo foi desenvolvido a partir de levantamento bibliográfico, sendo guiado por autores como Lajolo e Freire, que oferecem uma visão essencial sobre a leitura do mundo, e Rojo, que enriquece a discussão sobre multiletramentos. A pesquisa também se apoiou nos princípios da EPT, conforme estabelecido pela legislação, utilizando as ideias de teóricos como Saviani e Frigotto para fundamentar suas intenções pedagógicas. Como parte do trabalho, foi criado o Podcast Literário, um produto educacional desenvolvido pelos próprios estudantes, que serve como recurso tecnológico para promover a interação entre eles. O estudo objetivou analisar como se processa essa interação entre estudantes leitores e não leitores na produção do podcast, orientando-se pela seguinte questão: de que forma a interação entre estudantes leitores e não leitores pode influenciar na formação de novos leitores na Educação Profissional e Tecnológica, do Campus Aracaju, do Instituto Federal de Sergipe? A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, onde a pesquisadora analisou a realidade a partir de uma perspectiva interpretativa. A pesquisa estruturou-se em quatro fases: (1) coleta de dados por meio de questionários com questões abertas e fechadas, visando avaliar os perfis leitor e tecnológico dos estudantes do 2º ano do Ensino Médio Integrado; (2) entrevistas semiestruturadas com os participantes do Podcast, para coletar opiniões e informações diretas sobre seus perfis; (3) produção do Podcast Literário, como produto educacional; e (4) aplicação de um questionário em sala de aula para avaliar a recepção do produto pelo público-alvo. Considerando o papel do professor como principal incentivador da leitura no ambiente escolar, este trabalho visa colaborar na construção de uma atitude crítica e no aumento da capacidade de interpretação dos estudantes. Também se propõe a cooperar com professores, oferecendo um recurso que auxilia na motivação à leitura em sala de aula. Os resultados indicam que o podcast e a interação promovida entre os estudantes no processo de sua criação são eficazes para incentivar a leitura literária no ambiente escolar. Espera-se que esta pesquisa inspire reflexões sobre o fomento à leitura, considerando as tecnologias disponíveis e o potencial colaborativo dos estudantes. Novas investigações poderão ser realizadas nesse sentido, garantindo que a leitura, essencial para o conhecimento, continue a formar indivíduos capazes de interpretar sua realidade e o mundo que os cerca.-
Tamanho: dc.format.extent2.577kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMP3-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPodcast-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integrado-
Título: dc.titleLEITORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PODCAST LITERÁRIO NO CAMPUS ARACAJU (IFS)-
Tipo de arquivo: dc.typeáudio-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa da dissertação-
Aparece nas coleções:Áudios

Arquivos associados:
Dissertação GLÓRIA MARIA VASCONCELOS AMARAL.pdfGiven the importance of reading for students' academic life and citizenship development, this research aimed to understand the landscape of this topic at the Aracaju Campus of the Federal Institute of Sergipe, as well as to contribute to the formation of readers in Professional and Technological Education (PTE). The study was developed through a bibliographic review, guided by authors such as Lajolo and Freire, who offer an essential view on the reading of the world, and Rojo, who enriches the discussion on multiliteracies. The research also relied on the principles of PTE, as established by legislation, using the ideas of theorists like Saviani and Frigotto to ground its pedagogical intentions.2,58 MBAdobe PDF/bitstream/capes/921291/2/Dissertação GLÓRIA MARIA VASCONCELOS AMARAL.pdfDownload
Podcast Literário Poesia.mpegThe Literary Podcast is an Educational Product, linked to the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education - ProfEPT - IFS. The Literary Podcast was produced by students of the Integrated High School, from the Aracaju campus, of the Instituto Federal de Sergipe (IFS). It consists of four episodes on the theme of Literature. The students present the literary genres: Poetry, Autobiography, Romance, Suspense and Horror, based on their preferences, perceptions and experiences with the world of literature.8,31 MBMPEG/bitstream/capes/921291/3/Podcast Literário Poesia.mpegDownload
Podcast Literário Romance.mpegThe Literary Podcast is an Educational Product, linked to the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education - ProfEPT - IFS. The Literary Podcast was produced by students of the Integrated High School, from the Aracaju campus, of the Instituto Federal de Sergipe (IFS). It consists of four episodes on the theme of Literature. The students present the literary genres: Poetry, Autobiography, Romance, Suspense and Horror, based on their preferences, perceptions and experiences with the world of literature.11,34 MBMPEG/bitstream/capes/921291/4/Podcast Literário Romance.mpegDownload
Podcast Literário Autobiografia.mpegThe Literary Podcast is an Educational Product, linked to the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education - ProfEPT - IFS. The Literary Podcast was produced by students of the Integrated High School, from the Aracaju campus, of the Instituto Federal de Sergipe (IFS). It consists of four episodes on the theme of Literature. The students present the literary genres: Poetry, Autobiography, Romance, Suspense and Horror, based on their preferences, perceptions and experiences with the world of literature.4,23 MBMPEG/bitstream/capes/921291/5/Podcast Literário Autobiografia.mpegDownload
PODCAST LITERÁRIO - SUSPENSE TERROR .mp3The Literary Podcast is an Educational Product, linked to the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education - ProfEPT - IFS. The Literary Podcast was produced by students of the Integrated High School, from the Aracaju campus, of the Instituto Federal de Sergipe (IFS). It consists of four episodes on the theme of Literature. The students present the literary genres: Poetry, Autobiography, Romance, Suspense and Horror, based on their preferences, perceptions and experiences with the world of literature.19,34 MBMPEG-3 Audio/bitstream/capes/921291/6/PODCAST LITERÁRIO - SUSPENSE TERROR .mp3Download
Podcast Literário.pdf8,4 MBAdobe PDF/bitstream/capes/921291/7/Podcast Literário.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons