FANZINES PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCaroline Ferreira dos Santos, Juliana-
Autor(es): dc.contributor.authorEleuterio Ferreira, Rejane-
Autor(es): dc.contributor.authorPinheiro Viana, Verônica-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-29T01:02:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-29T01:02:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherFanzines DM1pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921290-
Resumo: dc.description.abstractFanzines são mini revistas feitas manualmente com diversas maneiras de estilizar a critério criativo com textos, ilustrações recortes, podendo ser coloridos ou em preto e branco. Eles apresentam-se como uma forma interessante de auto-expressão e comunicação artística literária, que permitem o compartilhamento de narrativas sobre diversos assuntos como saúde, educação, biografia, etc. Os fanzines para crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) foram criados com a finalidade de serem utilizados por equipe multiprofissional de saúde como instrumentos de educação em saúde para esses grupos etários e seus cuidadores/responsáveis. Os fanzines foram elaborados a partir dos resultados de um trabalho de conclusão de curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dos resultados do estudo emergiram orientações de profissionais de saúde, representados por personagens de desenho, para abordar temáticas importantes para essa clientela, como: o tratamento, a dieta, o monitoramento glicêmico e estilo de vida saudável. Essa iniciativa se deu, pois o Diabetes Mellitus 1 (DM1) é compreendido como uma doença crônica caracterizada por episódios persistentes de hiperglicemia devido à produção e secreção deficiente do hormônio insulina. Essa doença é prevalente em crianças e adolescentes e o tratamento envolve uma rigorosa disciplina diária. Logo, a educação em saúde desempenha um papel central nesse processo, contribuindo na capacitação e na compreensão das características da doença e suas repercussões, no monitoramento da glicemia, na insulinoterapia e na adoção de um estilo de vida saudável, reduzindo os agravos da doença e possibilitando maior qualidade de vida. No cenário da educação em saúde para crianças e adolescentes com DM 1, a criação de fanzines pode ser uma estratégia de educação em saúde, já que a produção do material se dá de forma participativa e autoral, podendo ser feita de modo artesanal ou digital. Ademais, os fanzines despontam como uma alternativa interessante em contextos de aprendizados, uma vez que há um forte envolvimento na sua elaboração, o que contribui para um processo ativo de aprendizado de modo contextualizado para o público-alvo participante da sua construção.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6547kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiabetes Mellitus 1pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCriança e Adolescentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectFanzinept_BR
Título: dc.titleFANZINES PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseEnfermagempt_BR
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