Projeto educacional DIVERSIDADE CULTURAL: As diferenças constroem as vivências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO-
Autor(es): dc.contributor.authorVanz, Lucas-
Autor(es): dc.contributor.authorLocatelli, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-28T22:48:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-28T22:48:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-13-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921289-
Resumo: dc.description.abstractCaros colegas professores, essa cartilha apresenta-se como uma alternativa para o trabalho com projetos em uma perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Ela faz parte da tese de doutorado intitulada " A UTILIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA POSTURA ATIVA DO EDUCANDO", do autor vinculado ao Programa Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo, orientado então pela professora Dra. Aline Locatelli. Busca servir como auxílio para professores que desejarem utilizar a metodologia que prioriza que o estudante assuma uma posição ativa em sua aprendizagem. Este produto tem por intuito servir de alternativa para professores que atuam com estudantes de Ensino Médio. Sendo que pode ser utilizada de forma completa, ou apenas algumas tarefas, adaptando a realidade de cada Escola. Por fim, o material é de uso livre e gratuito, desde que citando os autores na sua utilização. O objetivo principal da ABP construída nesse produto é a compreensão da pluralidade cultural existente no mundo, onde nossos conhecimentos se mesclam com os saberes populares de diversos locais. Além disso. demonstrar como existem várias facetas no mundo referente a um mesmo tema ou assunto, onde o respeito as concepções são essenciais. Para isso, nada melhor do que conhecer um pouco de cada cantinho desse mundo. Nossa ideia não é trazer uma receita de como aplicar uma ABP, ou até mesmo desejar que seja reproduzida tal qual está nesse material Nosso objetivo é demonstrar como a ABP se torna uma alternativa para mudança na realidade do ensino tradicional da reprodução de conceitos e abre espaço para um ensino contextualizado, plural e que valoriza as potencialidades dos estudantes. Sejam convidados agora para iniciar essa viagem pelo mundo dos projetos, peguem sua pipoca e refrigerante, sintam-se desafiados a conhecer esse mundo novo, e principalmente aplicar em suas aulas. Esperamos que as dicas que encontrarão durante o processo. sirvam para a qualificação de suas aulas e que o tempo que dedicará para a leitura seja de grande valia. Precisa de ajuda ou quer apenas conversar. pode entrar em contato pelo e-mail que aqui está e vamos prontamente responde-lo e auxiliá-lo, também aceitamos sugestões para melhorias. Vamos Lá então?-
Tamanho: dc.format.extent14.902 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Baseada em Projetos-
Título: dc.titleProjeto educacional DIVERSIDADE CULTURAL: As diferenças constroem as vivências-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRODUTO EDUCACIONAL VINCULADO A TESE DE DOUTORADO-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons