EXPLORANDO A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: UM OLHAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE.

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Autor(es): dc.contributorUFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAnjos, Edisio Alves dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-01-28T01:52:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-01-28T01:52:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-25-
identificador: dc.identifier.otherEXPLORANDO A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: UM OLHAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921285-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um breve relato histórico sobre a educação no Brasil, mostrando parcialmente a atividade das escolas jesuítas e todas as dificuldades encontradas, seguindo por contribuições de pessoas importantes para o processo, como o educador Euclides Roxo, passando ainda pelas reformas e criação da Lei de Diretrizes e Bases, mostrando também que o ensino continua num modelo muito tradicional e que é caracterizado pela sua aplicação mecânica firmada na rotina burocrática das escolas. O cerne do trabalho é apresentar a Teoria da Objetivação (TO) do autor, educador e pesquisador Luis Radford, sua relevância no ensino da matemática, principalmente no ensino fundamental e médio onde o adolescente pode se deparar com distrações convidativas e bem mais atrativas aos seus olhos do que a matemática. O trabalho se norteia na ideia de que o aprendizado é visto como um processo cultural-histórico coletivo e são apresentadas as ideias do supracitado autor que tem suas bases apoiadas nos trabalhos de Vygotsky e Freire, na qual a teoria da objetivação oferece uma perspectiva para transformar as salas de aulas em lugares de vida comunitária onde os estudantes experimentam uma ética de solidariedade, responsabilidade pluralidade e inclusividade. No Capítulo 4 são descritas vivências educacionais do autor do presente trabalho sob a égide dos conceitos principais da teoria da objetivação nos diferentes níveis de atuação. No Capítulo 5 são apresentadas as considerações finais do trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.532kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTeoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprenderpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMétodopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProcessopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectObjetivaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLabor Conjuntopt_BR
Título: dc.titleEXPLORANDO A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: UM OLHAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Matemática no Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante.pt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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