
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFPR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Anjos, Edisio Alves dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-01-28T01:52:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-01-28T01:52:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
| identificador: dc.identifier.other | EXPLORANDO A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: UM OLHAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE. | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/921285 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta um breve relato histórico sobre a educação no Brasil, mostrando parcialmente a atividade das escolas jesuítas e todas as dificuldades encontradas, seguindo por contribuições de pessoas importantes para o processo, como o educador Euclides Roxo, passando ainda pelas reformas e criação da Lei de Diretrizes e Bases, mostrando também que o ensino continua num modelo muito tradicional e que é caracterizado pela sua aplicação mecânica firmada na rotina burocrática das escolas. O cerne do trabalho é apresentar a Teoria da Objetivação (TO) do autor, educador e pesquisador Luis Radford, sua relevância no ensino da matemática, principalmente no ensino fundamental e médio onde o adolescente pode se deparar com distrações convidativas e bem mais atrativas aos seus olhos do que a matemática. O trabalho se norteia na ideia de que o aprendizado é visto como um processo cultural-histórico coletivo e são apresentadas as ideias do supracitado autor que tem suas bases apoiadas nos trabalhos de Vygotsky e Freire, na qual a teoria da objetivação oferece uma perspectiva para transformar as salas de aulas em lugares de vida comunitária onde os estudantes experimentam uma ética de solidariedade, responsabilidade pluralidade e inclusividade. No Capítulo 4 são descritas vivências educacionais do autor do presente trabalho sob a égide dos conceitos principais da teoria da objetivação nos diferentes níveis de atuação. No Capítulo 5 são apresentadas as considerações finais do trabalho. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.532kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensinar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprender | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Método | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Objetivação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Labor Conjunto | pt_BR |
| Título: dc.title | EXPLORANDO A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO: UM OLHAR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO NÍVEL FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de Matemática no Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante. | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO EDISIO ALVES DOS ANJOS.pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/921285/2/DISSERTAÇÃO EDISIO ALVES DOS ANJOS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons